Programa de Regionalização do Turismo avança no Acre

Empresários, profissionais liberais e servidores do governo e das prefeituras de Rio Branco e Porto Acre participaram de capacitação na área de planejamento e organização de eventos, nesta terça-feira, 10, na sede administrativa da Unimed da capital.

O programa define as regiões turísticas como estratégicas para a organização do turismo (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Programa define as regiões turísticas como estratégicas para a organização do turismo (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O curso faz parte da política pública de Regionalização do Turismo, considerado um importante indicador para os investimentos do Ministério do Turismo (Mtur), baseado no caminho pactuado no Plano Nacional de Turismo.

O programa define as regiões turísticas como estratégicas para a organização do segmento, a partir da estruturação, ordenamento e diversificação de oferta no país, com um modelo de gestão descentralizada, coordenada e integrada.

De acordo com a Secretaria de Turismo e Lazer (Setul), “a ação cumpre o papel de auxiliar os gestores dos municípios brasileiros a identificar e explorar os produtos e serviços turísticos, respeitando a identidade e a necessidade do povo”.

Ações e resultados

A Setul executou seminários regionais nos vales do Acre e do Juruá em maio deste ano. As demandas apresentadas estarão em um relatório que deve fundamentar a elaboração do Plano Estadual de Turismo do Acre – principal meta do atual governo.

Hoje, o Estado comemora o aumento de 60% no percentual de destinos acreanos identificados no Mapa do Turismo Brasileiro, outro instrumento que também orienta o Mtur na aplicação de recursos. Agora o número passa de 10 para 16 cidades.