Programa de obesidade do HC serve de modelo para a capital

Servidores tiraram dúvidas sobre os procedimentos dos especialistas no programa de obesidade (Foto: Cássia Veras/Sesacre)
Servidores tiraram dúvidas sobre os procedimentos dos especialistas no programa de obesidade (Foto: Cássia Veras/Sesacre)

Servidores das secretarias do Acre e de Rio Branco de Saúde estiveram na manhã desta quinta-feira, 24, no auditório do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, para conhecer o Programa de Obesidade e Qualidade de Vida. Estiveram presentes o gerente-geral do HC, Yotaro Suzuki, e os especialistas membros da equipe que assiste o grupo de obesidade.

O objetivo da apresentação é esclarecer aos servidores acerca do funcionamento do grupo, desde a chegada do paciente até a cirurgia bariátrica – procedimento cirúrgico para redução do estômago. Especialistas como nutricionista, psicólogo, psiquiatra e educador físico falaram a respeito do trabalho que desenvolvem no programa.

“Estamos em um processo de construção da linha de cuidado de sobrepeso e obesidade, ou seja, trabalhando para descentralizar os serviços de combate à obesidade no estado. Portanto, estamos querendo transportar esse serviço da unidade de alta complexidade e trazer, também, para a atenção básica [postos de saúde]”, explicou Erica Faria, da Secretaria de Saúde de Rio Branco.

A expectativa é de que, com a criação de outras unidades de referência no combate à obesidade no município de Rio Branco, diminua a demanda no ambulatório do HC, por exemplo, o que possibilitará que mais pessoas tenham acesso ao serviço.

Atualmente, 500 usuários estão em tratamento contra obesidade no HC. Aproximadamente, 23% da população de Rio Branco apresenta sinais da doença. A expectativa é de que nos próximos seis meses possam ser instituídas as ações de combate ao sobrepeso e à obesidade, em unidades básicas de saúde da capital.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter