Programa de Obesidade da Fundhacre se planeja para as primeiras cirurgias do ano

O Programa de Obesidade da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), que tem como objetivo promover o melhoramento na vida daqueles que necessitam passar pelo procedimento de uma cirurgia bariátrica, vem se programando para retomada das cirurgias no primeiro semestre deste ano.

Somente em 2022, o Programa realizou 73 procedimentos em pacientes do interior e da capital. Mensalmente ocorrem reuniões em grupos com os pacientes cadastrados e conta com o apoio de psicólogos, assistente social e médico cirurgião.

Programa de Obesidade da Fundhacre se planeja para as primeiras cirurgias do ano. Foto: Gleison Luz

“Esse é um cuidado que temos com cada paciente, as reuniões são importantes tão quanto os atendimentos individuais. No encontro mensal abordamos temas diversos que contribuem na área psicológica e nutricional, além de esclarecimentos do procedimento”, destaca o coordenador do programa, Alysson Morais.

Atualmente, 500 pacientes se encontram cadastrados no programa, nos meses de fevereiro a março 150 participaram das reuniões mensais. Para a retomada das primeiras cirurgias bariátricas do ano, a Fundhacre já iniciou o processo licitatório para aquisição dos kits bariátricos, que segue em fluxo administrativo.

Atualmente 500 pacientes se encontram cadastrados no programa. Foto: Gleison Luz

“As cirurgias serão retomadas após finalizar os trâmites administrativos. A Fundhacre já vem desde dezembro de 2022 viabilizando essa retomada para que ocorra o mais breve possível. É importante frisar que a cirurgia bariátrica é caracterizada como um procedimento eletivo e que os casos que requerem urgência são identificados pelo cirurgião do programa”, afirma Alysson Morais.

O Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Programa de Obesidade, conta com uma equipe multidisciplinar que oferece tratamento não medicamentoso com orientações diversas aos pacientes e familiares, apoio profissional, cirurgia bariátrica e acompanhamento pela Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas.

“É importante ressaltar para a população que a Fundhacre utiliza o que tem de melhor no mercado hospitalar quanto aos insumos de cirurgia bariátrica à exemplo do que usam hospitais de renome nacional como Albert Einstein, dentre outros, contamos ainda com uma equipe capacitada e competente para realização dos procedimentos”, encerrou o coordenador.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter