Programa de Humanização chega ao Hospital do Idoso

Ação oferece atividades de recreação e reabilitação aos idosos, acompanhantes e servidores

449.jpg
artecurahi2.jpg
artecurahi3.jpg

O Governo do Acre por meio da Secretaria Adjunta de Humanização, lançou na tarde desta quarta-feira, 17, no Hospital do Idoso, o projeto ArteCura (Foto: Assessoria SGA)

Acreditando que a arte também cura, o Governo do Acre por meio da Secretaria Adjunta de Humanização, lançou na tarde dessa quarta-feira, 17, no Hospital do Idoso, o projeto ArteCura  que visa promover através da arte e da sensibilização, atividades que contribuam na qualidade de vida dos idosos, servidores e acompanhantes. O projeto terá duração de dois meses e será desenvolvido em parceria com a equipe de humanização do Hospital das Clínicas.

Com este fim, durante o tempo de execução do projeto, serão propostas atividades lúdicas, pesquisa e registro das memórias e experiências vividas, como mecanismo de interação e comunicação entre paciente e servidores (gestores, funcionários, médicos, enfermeiros, técnicos e demais), favorecendo ao paciente idoso sua autoafirmação como indivíduo inserido na sociedade, o bem-estar durante seu período de internação no hospital e a diminuição do estresse diário, passíveis de um ambiente hospitalar.

O projeto contará também com a participação de outros idosos que realizam trabalhos sociais e voluntários envolvendo atividades culturais e artísticas na cidade de Rio Branco, como por exemplo, nos Centros Culturais Lydia Hammes e Neném Sombra.

Dentre as atividades que serão desenvolvidas no Hospital do Idoso, a secretária Francis Mary destaca a Rádio Humanizar, que cria uma atmosfera propícia para o objetivo do projeto que é levar alegria e contribuir para a reabilitação dos internos e melhorar cada vez mais as relações interpessoais nos órgãos públicos.

“O Arte-cura é um projeto que usa a linguagem artística como um remédio que pode contribuir para o bem estar dos pacientes, envolvendo de forma voluntária os servidores e os acompanhantes. A brincadeira da Rádio, além de um mecanismo para quebrar barreiras, também faz o paciente interagir com o passado, com as lembranças e com isso proporciona a troca de experiências. Isso torna o ambiente mais agradável, com histórias e conversas sobre a trajetória de vida dos pacientes”, afirma.

Entendendo que ouvir e ser ouvido é uma terapia para os idosos, a Rádio Humanizar levará aos seus “ouvintes” programas como: “A Hora do Causo”; “A Hora do Cordel”; “Mensagem a Galope”; “Rádio-novela”; “ O prazer de ouvir”. Para a gerente de Humanização do Hospital do Idoso, Mariazinha Leitão, o projeto vai contribuir para a melhoria do quadro clínico dos pacientes e ainda tirá-los do quadro de depressão.

“É uma ação que vai mudar a rotina do hospital. Muitos internos não têm acompanhantes eles se sentem muitos sozinhos. Com as atividades do ArteCura será possível a interação maior entre eles e entre os acompanhantes de outros pacientes. É muito importante perceber a preocupação do Governo do Estado com a situação dessas pessoas, não só dos pacientes como dos servidores que convivem diariamente com essa realidade, demonstração disso é a criação dessa secretaria de humanização que vai contrubuir para o projeto do Governo que é humanizar o serviço público”, destaca.

Além da “Rádio Humanizar”, o ArteCura apresenta como atividade de fechamento do projeto, a “Colcha de histórias”. A cada idoso participante será entregue um pedaço de tecido para que ele expresse ali, um momento da sua história. Ao final do projeto estes retalhos serão costurados de forma que seja criado uma colcha de histórias.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter