Acre discute conceito de cidade sustentável em workshop

Co-fundador de ONG de Londres, Pooran Desai veio ao Estado falar de alternativas sustentáveis a pedido da primeira-dama Marlúcia Cândida

foto_sergio_vale_50a98d70f9u.jpg
foto_sergio_vale2_0-89sdf.jpg
foto_sergio_vale_709sudfosdlkf.jpg

A primeira-dama Marlúcia Cândida convidou o co-fundador da Organização Não-Governamental BioRegional e diretor técnico do One Planet Living, Pooran Desai, para ministrar palestra sobre cidades sustentáveis (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Desenvolvimento com base nos princípios sustentáveis, essa é a uma dos fundamentos que norteiam o Governo do Estado e para discutir as melhores alternativas para colocar essa proposta em prática a primeira-dama Marlúcia Cândida convidou o co-fundador da Organização Não-Governamental (ONG) BioRegional e diretor técnico do One Planet Living, Pooran Desai, para ministrar uma palestra no Acre.

“Nós temos obrigação de debater esses temas que são importantes não apenas para quem vive na floresta, mas também para os que moram nas áreas urbanas. Temos que pensar como se edifica, se constrói, como que as cidades se formam, como se trata o lixo, os resíduos sólidos, o comportamento, as atitudes, o consumo. Esse é um pontapé inicial para elaborarmos melhor nossos conceitos de arquitetura e urbanismo”, disse a primeira-dama Marlúcia Cândida.

Para participar do debate foram convidados o vice-governador, César Messias, o prefeito Raimundo Angelim e secretários do Estado e do município, arquitetos, engenheiros e empresários que investem em políticas sustentáveis.

O palestrante londrino Pooran Desai conta que vive numa Ecovila localizada ao sul de Londres baseada na vida sustentável. Ele explica que a base da ideia apresentada na palestra são os princípios utilizados na Ecovila.

Na apresentação Pooran Desai propôs calcular o volume de recursos que a Terra oferece e como utilizar esses recursos sem destruir a natureza.

“A proposta é criar lugares sem destruir o meio ambiente. Por isso, o nome do projeto apresentado aqui é One Planet Living (Convivendo em um único planeta)”, detalhou Desai.

Pooran Desai esclarece que o padrão do programa de comunidades sustentáveis é único, mas para cada país que este projeto é apresentado são levadas em consideração suas peculiaridades.

O vice-governador César Messias lembrou que o desenvolvimento sustentável sempre fez parte das políticas do governo há 12 anos, ainda na gestão de Jorge Viana, prosseguiu na gestão de Binho e permanece sendo fortalecida pelo governador Tião Viana.

“Antes nós não tínhamos avenidas arborizadas, parques ecológicos, entre outros. O que está sendo trazido pelo Pooran Desai é muito importante. Por isso, devemos parabenizar essa iniciativa da primeira-dama Marlúcia Cândida que se propôs a trazer pessoas que fazem trabalhos que dão certo ao redor do mundo para vir aqui ensinar a todos nós”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter