Programa de governo leva melhoria de vida para comunidade de Feijó

Famílias inteiras chegam de barco para a reunião de validação do PDC (Foto: Leônidas Badaró)
Famílias inteiras chegam de barco para a reunião de validação do PDC (Foto: Leônidas Badaró)

A comunidade do Seringal Bareis, às margens do Rio Envira, em Feijó, participou durante a quinta-feira, 23, da validação do Programa de Desenvolvimento Comunitário (PDC). Em todo o Acre já existem 140 PDCs implantados. Outros 25 estão em processo de validação.

O que é um PDC

Produtores rurais votam e decidem onde serão aplicados os recursos do PDC (Foto: Elynália Lima)
Produtores rurais votam e decidem onde serão aplicados os recursos do PDC (Foto: Elynália Lima)

O PDC surgiu a partir do Zoneamento Ecológico-Econômico do Acre (ZEE).  Com a intenção de integrar as comunidades isoladas em um processo maior de desenvolvimento regional, estabeleceu-se o Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado do Acre (Proacre).

E para propiciar a implementação desse programa, o governo do Estado idealizou o PDC como a ferramenta capaz de envolver e propor ações que melhorem a qualidade de vida dessas comunidades.

Etapas de um PDC

Assim como nas outras comunidades beneficiadas, os moradores do Seringal Bareis passaram pelas etapas essenciais para a implantação de um PDC.

Francisco da Silva, presidente da associação, acredita que a vida vai mudar na comunidade com chegada do PDC (Foto: Leônidas Badaró)
Francisco da Silva, presidente da associação, acredita que a vida vai mudar na comunidade com a chegada do PDC (Foto: Leônidas Badaró)

“A primeira parte é um diagnóstico de tudo que é produzido pela comunidade. As 25 famílias que fazem parte do seringal foram entrevistadas. A partir da coleta dos dados é montado um relatório que aponta o potencial produtivo do local”, explica Maria Lucinda Lima, coordenadora do Proacre na Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).

O técnico em gestão ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) Manoel Gomes foi um dos responsáveis pelo levantamento. “Essa é uma parte importante para a implantação do PDC. Precisamos conhecer o que a comunidade produz e onde há possibilidade de aumento da produção”, afirma.

Comunidade do Seringal Bareis de Feijó participa de validação do PDC (Foto: Leônidas Badaró)
Comunidade do Seringal Bareis, de Feijó, participa de validação do PDC (Foto: Leônidas Badaró)

A próxima fase é a validação. O levantamento é apresentado à comunidade e os produtores decidem onde serão investidos os recursos. Por meio de uma parceria com o Banco Mundial, cada comunidade dispõe de cerca de R$ 100 mil para compra de equipamentos e insumos.

No Seringal Bareis, a comunidade decidiu investir no roçado sustentável com a compra de sementes de mucuna, aquisição de roçadeiras, triturador graneleiro, kits para avicultura, casas de farinha e a compra de um barco com capacidade de oito toneladas para o escoamento da produção. “Com esses materiais, com certeza a nossa vida vai mudar. Vamos conseguir aumentar nossa produção”, explica Francisco da Silva, presidente da Associação de Produtores do Seringal Bareis.

O produtor rural José de Lima chegou de barco com toda a família. Foi embora após a reunião, certo de que o PDC vai mudar a história da comunidade. “Com certeza vai ser uma outra realidade. Vamos poder dar um vida melhor para os nosso filhos”, afirma.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter