Diversidade religiosa é tema de encontro educacional em Rio Branco

A diversidade religiosa foi o tema central do encontro de educadores (Foto: Astorige Carneiro)
Diversidade religiosa foi o tema central do encontro de educadores (Foto: Astorige Carneiro/SEE)

Promover a igualdade religiosa no âmbito escolar. Esse é o objetivo da formação realizada na última quinta-feira, 23, no Colégio Estadual Armando Nogueira (Cean), que reuniu educadores de várias áreas para promover a diversidade religiosa e divulgar a cartilha intitulada “Muitos são os caminhos de Deus”.

O encontro é fruto do trabalho conjunto entre o Instituto Ecumênico Fé e Política (IEFP) e a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), prezando pelos quatro tópicos curriculares ligados ao ensino religioso: espiritualidade, tradição, ser humano e ética.

“A cartilha representa o avanço das diferenças religiosas na sociedade. O ensino religioso deve permitir essa interação com as diversas crenças para um ambiente escolar que estimule o conhecimento, aprendendo que as diferenças, não importa de qual natureza sejam, devem ser respeitadas”, afirmaram os funcionários da SEE Cid Mauro, técnico em ensino religioso, e Ivanilde Lopes, do ensino rural.

Janaína Maciel é professora de ensino religioso (Foto: Astorige Carneiro/SEE)
Janaína Maciel é professora de ensino religioso (Foto: Astorige Carneiro/SEE)

Para as professoras Irismar Brito e Janaína Maciel, ambas da disciplina de ensino religioso, o momento não poderia ser melhor para a divulgação deste material. “Independente da forma, as religiões querem levar seus devotos ao bem-estar e à iluminação espiritual”, explicou Janaína.

“A preocupação com o próximo é o tema central do meu trabalho na escola. Por meio das conexões que existem entre as diversas crenças, como lugar de adoração e respectivo livro sagrado, é possível ver que, embora muito diferentes, também possuem muito em comum”, declarou Irismar.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest