Programa de Feiras Regionais vai aquecer economia de Brasileia

Henry Nogueira apresentou o programa de feiras aos empreendedores do município (Foto: Angela Peres/Secom)
Henry Nogueira apresentou o programa de feiras aos empreendedores do município (Foto: Angela Peres/Secom)

A primeira Feira de Economia Solidária de Brasileia já tem data para ocorrer. Agosto foi o mês escolhido pelos empreendedores do município que vão participar do evento. A decisão foi tomada durante a apresentação do Programa Estadual de Feiras Regionais, realizada pela Secretaria de Estado de Pequenos (SEPN) na última sexta-feira, 15, em Brasileia.

O programa vai destinar barracas comerciais e cartilhas sobre eventos de economia solidária à prefeitura. Cada tenda atende uma média de quatro famílias. Estima-se que 800 famílias sejam beneficiadas pelo projeto no Alto Acre. As cartilhas contêm recomendações para a promoção dos eventos e instruções em boas práticas no manuseio e armazenamento dos produtos ofertados.

Para a artesã Albertina Cunha a feira é uma ótima oportunidade de negócio. “Eu vendo meus produtos de casa em casa e a feira vai proporcionar um espaço para expor meu artesanato e conquistar mais clientes. Acredito que as minhas vendas vão aumentar bastante nas feiras”, afirmou.

Em 2014, as feiras de economia solidária movimentaram cerca de R$ 6 milhões no estado. Com a inserção de Brasileia no Programa de Feiras Regionais, calcula-se o aumento de aproximadamente 50% da participação de novos empreendedores no movimento de economia solidária e o crescimento em 60% da renda dos feirantes incluídos.

“Com certeza esta feira vai aquecer a economia local e fortalecer os empreendedores de pequenos negócios, melhorando a questão economia do município. Além de beneficiar aqueles que tiveram perdas na alagação. A parceria do governo do estado com a prefeitura tem sido muito importante para a reconstrução do nosso município”, destacou o prefeito Everaldo Gomes.

Oportunidade de negócio

Genessi Merlo da Silva aproveitou o encontro para comercializar suas trufas  (Foto: Angela Peres/Secom)
Genessi Merlo da Silva aproveitou o encontro para comercializar suas trufas (Foto: Angela Peres/Secom)

O ambulante Genessi Merlo da Silva aproveitou o encontro para comercializar as trufas de chocolate que produz com a esposa. “Como eu sabia que ia ter muita gente na reunião, resolvia trazer as trufas para vender para os outros comerciantes que iam estar presentes e deu certo. Já vendi muita coisa hoje”, ressaltou.

Nova gestão

Ao término do encontro, o secretário Henry Nogueira apresentou aos empreendedores a nova gerente de Pequenos Negócios em Brasileia, Lucélia Monteiro Borges. “Este é um novo desafio que estou assumindo. Porém, estou enfrentando com muito otimismo para que juntos possamos fazer um trabalho cada vez melhor”, garantiu Lucélia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter