Programa de Aquisição de Alimentos irá investir mais de R$ 800 mil na agricultura familiar

Comitê Gestor do Compra Local foi criado nesta sexta-feira 

Para estimular a geração de trabalho e renda nos Municípios, o Governo Federal, através da Conab, e o Governo do Acre, através da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) está lançando o programa Compra Local da Produção Familiar do Acre. Através desse programa serão investidos R$ 888 mil na compra a produção de legumes, verduras, frutas, peixes, aves e outros produtos alimentícios produzidos por pequenos produtores rurais, como agricultores e pescadores de municípios do interior do Estado.

Os alimentos serão distribuídos a entidades beneficentes, escolas e creches. A iniciativa estimula a compra de produtos nas áreas próximas à localidade de produção, incentivando a agricultura familiar, garantindo emprego e renda e evitando os atravessadores. Além disso, com a ligação direta entre os produtores, são adquiridos alimentos mais frescos, de melhor qualidade e pagando valores praticados no mercado da localidade para abastecer as entidades beneficentes, as creches e escolas municipais.

Além de garantir a compra da produção de legumes, verduras, frutas e peixes, o Compra Local inclui o acompanhamento e orientação destes pequenos produtores através da assistência técnica, com os extensionistas acompanhando de perto cada caso, orientando e programando a produção. O Compra Local da Produção Familiar do Acre passará a funcionar nos municípios de Xapuri, Brasiléia, Capixaba, Assis Brasil e Epitaciolândia atendendo cerca de 254 produtores e entregando alimentos a 50 entidades.

No total 11 mil pessoas serão beneficiadas semanalmente pelo programa. Nesta sexta-feira, 20, foi criado o Comitê Gestor do programa. Fazem parte do comitê, representantes de entidades como Seaprof, Sedes, Diocese de Rio Branco, Fetacre, Consea, Conselho de Assistência Social, Ministério do Desenvolvimento Social.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter