A segunda-feira, 8, foi especial para produtores rurais da agricultura familiar de Sena Madureira. O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), deu o pontapé inicial para a compra da produção de 45 produtores familiares do município.
A partir de agora, toda semana, 20 entidades, entre escolas, hospitais e outras instituições sem fins lucrativos receberão os produtos para a alimentação de milhares de pessoas em Sena Madureira.
O programa, além da segurança alimentar, é importante para a economia local. Só em Sena, o PAA vai movimentar R$ 112,5 mil.
Antônio Lira, presidente da Associação de Produtores do Polo Elias Moreira, comemorou a possibilidade de poder fazer a primeira entrega ao programa. “A melhor coisa do PAA é que a gente vende direto, sem atravessador. Com isso, o nosso produto é valorizado e comprado por um preço justo”, afirma Lira.
Além das escolas que formam o maior grupo de entidades beneficiadas, existem outras instituições que também recebem os alimentos. É o caso do grupo da terceira idade de Sena Madureira, que conta com 600 pessoas cadastradas e realiza atividades semanais. “Receber esses produtos é gratificante porque conseguimos atender nossas idosos com alimentos frescos”, destaca Sara Líbio, gerente do grupo.
Escritório da Seaprof é reinaugurado em Sena Madureira
O início do PAA não foi o único motivo que o produtor familiar de Sena Madureira teve para comemorar. A segunda-feira também marcou a entrega da reforma do prédio onde funciona o escritório da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).
“Essa valorização das condições de trabalho do servidor melhora o que é mais importante, que é atender bem o homem do campo”, afirma Dean Christem Bezerra, gerente da Seaprof em Sena Madureira.
O prédio foi equipado com mobiliário novo, confeccionado no Polo Moveleiro de Rio Branco.
Durante a agenda em Sena Madureira, Lourival Marques, gestor da Seaprof, destacou o compromisso do governo do Estado com os produtores familiares. “Nos orgulha muito poder melhorar as condições de trabalho dos nossos servidores”.