Programa de Aquisição de Alimentos muda a vida dos produtores rurais

DSC_0431
PAA em Rodrigues Alves beneficia 33 produtores rurais e 16 entidades como creches e escolas (Foto: Leônidas Badaró)

Na manhã desta segunda-feira, 13, aconteceu o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Rodrigues Alves.

Localizado no Vale do Juruá, a produção agrícola é a principal atividade do município. Cerca de 80% dos 16,4 mil habitantes moram na zona rural. São 14 projetos de assentamento e mil quilômetros de ramais. Por tudo isso, o PAA, que garante renda para os produtores rurais e segurança alimentar para quem recebe os alimentos, era esperado com ansiedade pela população.

DSC_0435 (1)
Diretoras de escolas comemoram chegada dos alimentos que vão reforçar a alimentação dos estudantes (Foto: Leônidas Badaró)

Durante a solenidade de entrega da primeira etapa do programa em 2015, quem esteve presente ao mercado da cidade pôde ouvir relatos de como o PAA mudou a vida de quem tira da terra o seu sustento.

Maria Ramos da Costa, moradora do Ramal Nova Cintra, é um desses exemplos. “Para mim, esse programa é uma porta que se abriu para uma qualidade de vida melhor. A gente abastece a escola e nossos filhos podem se alimentar. Hoje, a gente sabe que já tem uma renda garantida para cuidar da nossa família. Esse programa mudou a minha vida”, relata.

Junto com Maria Ramos da Costa, outros 32 produtores de Rodrigues Alves estão tendo sua produção adquirida pelo PAA para 16 entidades beneficiadas com a doação dos alimentos. O programa vai investir, somente no município, mais de R$ 115 mil.

Produtos entregues pelos agricultores familiares de Rodrigues Alves na primeira etapa do PAA em 2015 (Foto: Leônidas Badaró)
Produtos entregues pelos agricultores familiares de Rodrigues Alves na primeira etapa do PAA em 2015 (Foto: Leônidas Badaró)

A Escola de Ensino Fundamental Padre Trindade é uma das entidades contempladas. São 300 alunos que, graças ao PAA, podem ter uma alimentação com mais qualidade e, consequentemente, mais condições de aprendizado.

“É de fundamental importância para a nossa escola, pois a gente tem condições de oferecer alimentos mais saudáveis. Esse programa tem sido um grande aliado da educação aqui no município”, explica Paula Fernandes, diretora da escola.

PAA aumenta renda de produtores e garante segurança alimentar

Durante a solenidade de entrega dos alimentos, o programa recebeu elogios pela sua importância econômica e social para Rodrigues Alves.

O deputado estadual Jonas Lima falou dos esforços do governo para melhorar a vida dos produtores.  “Sei que esses benefícios acontecem por determinação do governador Tião Viana. A Seaprof tem trabalhado duro, e os produtores aqui do Juruá têm dado a resposta com muita produção.”

Glenilson Figueiredo, titular da Seaprof, afirmou que o sucesso do PAA no Acre é a união de várias forças. “Aqui nós temos a força do governo federal, do governo do Estado, prefeitura, sindicato, associações e, principalmente, sos produtores. É esse esforço coletivo que faz com que o PAA esteja mudando a vida dos nossos agricultores familiares”, destacou.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest