Com 170 produtores rurais cadastrados, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo do Estado, em Cruzeiro do Sul, distribui alimentos para 79 entidades. Toda semana, os produtos são levados para o armazém da Cageacre, onde é feita a distribuição às entidades cadastradas.
Angela Maria da Silva, da equipe de coordenação do PAA, observou que na entrega desta terça-feira, 8, os produtores trouxeram grande variedade e quantidade de verduras. Ela explica que o governo compra a produção dos agricultores cadastrados. Os servidores fazem a divisão para as entidades, que começam a chegar ao armazém por volta das 9 horas.
Boa parte da produção é proveniente do Ramal 3 do Projeto Santa Luzia. Cada um dos produtores cadastrados tem que entregar até o fim do ano – a cada semana –, prazo de encerramento do atual projeto, um montante de R$ 4,5 mil. Em janeiro haverá novo projeto e outro cadastro de entidades e produtores.
O vice-presidente da Fundação Menino Jesus de Nazaré, Valdenisio Martins, manifestou sua satisfação com o programa do governo. “Em primeiro lugar, ele auxilia o produtor rural, e em segundo lugar, fornece alimentos de qualidade para pessoas carentes.”
A Fundação Menino Jesus de Nazaré trabalha com 180 crianças com necessidades especiais em Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Guajará. Para Martins, a alegria das famílias ao receber os alimentos é grande. “Vemos a satisfação no olho das famílias quando recebem a doação, que é de qualidade, com produtos naturais. Algumas delas não têm o que almoçar”, lembra.