Gerentes das divisões de Saúde da Criança e de Atenção Básica da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) se reuniram na manhã desta segunda-feira, 22, com o secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, a secretária adjunta de Atenção à Saúde, Paula Mariano, e outros gestores da secretaria para apresentar o projeto de implantação do Programa da Primeira Infância Acreana (PIA).
O PIA tem como proposta implantar um novo modelo de atenção integral ao desenvolvimento da primeira infância em Rio Branco e em sete municípios (Assis Brasil, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa), que estão contemplados no programa ministerial Agenda Nutricional de Combate à Desnutrição Infantil (Andi).
“Esse projeto tem como prioridades a sensibilização, qualificação e apoio aos profissionais da equipe de Saúde da Família, quanto ao cuidado da população infantil e de gestantes, além de promover a utilização completa da Caderneta da Saúde da Criança e de potencializar a visitação domiciliar, contemplando informações da área da saúde, educação e assistência social”, explicou Priscylla Aguiar, da Divisão de Saúde da Criança da Sesacre.
Dentre as atividades previstas no programa está a promoção de oficinas de sensibilização nas regionais de saúde. “Buscaremos firmar parcerias com entidades ou instituições que desenvolvem trabalhos voltados para a primeira infância e também queremos criar grupos técnicos intersetoriais para monitorar a execução do programa”, explicou Marília Carvalho, da Divisão de Atenção Básica da Sesacre.