No conjunto Montanhês, mais 800 foram beneficiadas com descontos de 90% de juros de mora

Uma equipe da Cohab visitou os moradores para detalhar as condições de pagamento e as formas para que as famílias possam regularizar a situação dos loteamentos e imóveis
montanhes_casa_legal_050

Uma equipe da Cohab visitou os moradores para detalhar as condições de pagamento e as formas para que as famílias possam regularizar a situação dos loteamentos e imóveis (Fotos: Cedidas)

Com a meta de realizar a transferência de título de imóveis quitados, negociar dívidas e garantir a regularização dos contratos de compra e venda (contratos de gavetas), e ainda cadastrar todas as unidades habitacionais e lotes urbanizados, a Companhia de Habitação do Acre (Cohab) desenvolve o Programa Cohab-Cidadã.

Ao longo de quatro décadas, a Companhia produziu e comercializou unidades habitacionais de interesse social. Atualmente são 19 conjuntos habitacionais e cinco loteamentos, cujos moradores são o alvo do programa. Uma iniciativa piloto já foi realizada no conjunto Montanhês. Uma equipe da Cohab visitou os moradores para detalhar as condições de pagamento e as formas para que as famílias possam regularizar a situação dos loteamentos e imóveis.

De acordo com o diretor-presidente da Cohab, Carlos Alberto Santiago, o resultado da intervenção direta buscando o diálogo com os moradores foi surpreendente. “Tivemos 80% de aproveitamento. Oitocentas famílias aderiram à negociação”, destacou. Ele acrescenta ainda as vantagens que estão sendo oferecidas aos mutuários atendidos durante a vigência do Programa Cohab-Cidadã.

Como meio de incentivo à negociação das dívidas oriundas de prestações não pagas, a Cohab está oferecendo descontos, como a isenção de 90% nos juros moratórios, 80% nas multas, isenção da taxa de transferência e 100% dos juros de mora e multas nos pagamentos à vista. “A negociação com os mutuários será realizada através de um acordo extrajudicial que formalize a negociação da dívida, dividida pelo número de parcelas remanescentes do financiamento, pagas em prestações fixas”, orienta o diretor administrativo-financeiro, Willian das Neves.

O Programa Cohab-Cidadã está dividido em dois subprogramas. O primeiro, chamado de Casa Legal, permite aos mutuários ou proprietários de lotes comercializados que têm prestações em atraso a negociação da dívida, assegurando que as famílias garantam seu patrimônio. O trabalho consiste em considerar a capacidade de pagamento em função da renda familiar comprovada. Oportuniza também a regularização de imóveis com contrato de compra e venda.

O outro subprograma tem o objetivo de nortear as ações a serem desenvolvidas pela Cohab visando à regularização fundiária dos loteamentos Jorge Lavocat, Rui Lino II, Montanhês, Wanderley Dantas e Esperança III, além de recadastrar todos os mutuários, proporcionando a oportunidade para que as famílias possam regularizar-se administrativa e juridicamente perante a Cohab e outras instituições, tornando-se proprietários legítimos dos lotes em que estão residindo.

Mais informações podem ser obtidas no endereço: Rua Valério Magalhães, 172, Bosque, ou pelos telefones: 3224-3497 e 32231033.

{xtypo_rounded2}Conjuntos habitacionais inseridos no Programa:

Guiomard Santos

Mascarenhas de Morais

Castelo Branco

Thaumaturgo de Azevedo

Tangará

Bela Vista

Quinari

Esperança

Marinho Monte

Tucumã

Senador Oscar Passos

Universitário

Universitário (Mutirão)

Manoel Julião (casas)

Manoel Julião (apartamentos)

Xavier Maia {/xtypo_rounded2}

Adalberto Sena

Rui Lino I

Bem-Te-Vi