Profissionais são capacitados para manejar via aérea de pacientes com Covid-19

Pensando na segurança dos profissionais de Saúde, que enfrentam aguerridos o “vírus invisível” como está popularmente conhecido o novo coronavírus, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), em parceria com o Centro Universitário Uninorte e o médico Giovanni Casseb, capacita médicos, enfermeiros, técnicos e fisioterapeutas do Pronto-socorro (PS) de Rio Branco sobre o manejo por via aérea de paciente com Covid-19. 

Profissionais aprendem a como realizar a entubação de forma segurança, sem risco de contaminação Foto: Cedida

O manejo de via aérea, mais conhecido como entubação, que auxilia na respiração e alimentação do paciente, é o momento em que o profissional da Saúde fica mais suscetível a ser infectado pelo coronavírus, pois ele estará lidando diretamente com as vias aéreas do paciente com Covid-19, tendo assim o contato direto com secreção e saliva. 

Observou-se, explica a gerente de Assistência do Pronto-socorro, Mônica Nascimento, que as chances de os profissionais serem contaminados pelo coronavírus é maior no momento de realizar a entubação. 

“O objetivo é treinar e treinar para que os profissionais corram o menor risco possível de contaminação, pois o maior índice de contaminação entre os profissionais é no momento da intubação desse paciente”, explicou a gerente de Assistência, Mônica Nascimento. 

 

Profissionais são atualizados sobre os protocolos de segurança a serem seguidos para o uso de EPIs Foto: Júnior Aguiar

O momento vivenciado em todos os continentes, exige que a preocupação maior seja com a vida dos indivíduos. Para isso, aqueles que estão na ponta, na linha de frente da pandemia precisam estar assegurados. 

“É dar ainda mais proteção a esses profissionais. É treinar, pois quanto mais treinamento, menor é chance de esquecimento da sequência correta dos procedimentos de segurança individual e do paciente”, destacou Mônica Nascimento. 

A desparamentação do EPI é outro momento de vulnerabilidade para o profissional. Foto: Júnior Aguiar

Outro ponto em que o profissional da Saúde também torna-se vulnerável é no momento da desparamentação dos Equipamento de Proteção Individual (EPIs). Assim, os profissionais estão recebendo informações massificadas a respeito do autocuidado, para que não sejam infectados. As orientações são baseadas no protocolo da Associação de Medicina Intensiva Brasileira.

Capacitações

Desde o início da pandemia no Brasil os profissionais da área da saúde vinham sendo treinados e capacitados sobre como prosseguir diante dos casos. Assim, de acordo com a gerente de Assistência do PS, Mônica Nascimento, funcionários da unidade são constantemente orientados e atualizados sobre os protocolos de prevenção ao coronavírus.

“As enfermeiras do Núcleo de Educação Permanente estão trabalhando exaustivamente com as equipes que vão desde as da limpeza a de setores administrativos e médicos, sobre a biossegurança do profissional”, explicou a gerente. 

Orientações são para todos que trabalham no PS Foto: Odair Leal/Secom

A biossegurança, ou a segurança individual dos profissionais, trabalha diretamente com a boa paramentação para a prevenção de possível contaminação. “Antes de tudo, o profissional tem que estar paramentado de forma correta para não correr o risco de se contaminar”, finalizou a gerente de Assistência do PS, Mônica Nascimento. 

Com o cenário de contaminações e agravando, as orientações são repassadas aos profissionais por meio de vídeos. As atualizações são realizadas semanalmente, de acordo com as notas técnicas lançadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter