Limpeza, lavagem e esterilização de materiais usados em hospitais são temas de capacitação
Cerca de 220 profissionais de saúde participaram nesta terça e quarta-feira, 17 e 18, de uma capacitação gratuita em esterilização de artigos odonto-médicos-hospitalares realizada no auditório da escola estadual Armando Nogueira. O evento promovido pelo Governo do Estado, através da Coordenação Estadual do Controle de Infecção Hospitalar – CEICIH – em parceria com a Dental Médica e 3 M do Brasil, é cada vez mais controlar as infecções hospitalares nas instituições de saúde, tanto nos setor privado como público. Esta é a segunda vez que ocorre este evento no Estado.
Como palestrantes da capacitação estão a enfermeira Terezinha Neide Oliveira, do Hospital Geral de Fortaleza, e o médico André Luis Rici Cabral, farmacêutico da 3 M do Brasil , que é uma indústria multinacional especializada em tecnologias na área de esterilização.
"A capacitação é importantíssima. Obtivemos um grande sucesso na primeira atualização. Conseguimos incluir testes de indicadores químicos, havendo, assim, um controle de infecção na área de saúde", disse a farmacêutica da Comissão Estadual de Controle de Infecção Hospitalar Rejane Santos.