Profissionais do Samu e IML irão atuar no processo de doação de órgãos

O objetivo é ampliar as notificações para aumentar o número de transplante de órgãos no Acre (Foto: Cedida)
O objetivo é ampliar as notificações para aumentar o número de transplantes de órgãos no Acre (Foto: Cedida)

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), participaram de uma capacitação sobre notificação de potenciais doadores de órgãos, nesta semana. O objetivo é ampliar as notificações e consequentemente aumentar o número de transplantes de órgãos no Acre.

No curso, os participantes receberam instruções sobre o processo de doação. “Os enfermeiros e técnicos do Samu foram instruídos para comunicarem imediatamente à Central de Notificação os óbitos ocorridos em via pública, assim a central pode enviar equipes para conversar com os familiares sobre a possível doação de órgãos”, explicou a coordenadora da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Acre (CNCDO), Regiane Ferrari.

Na última quarta-feira, 26, servidores do Instituto Médico Legal (IML) também receberam a capacitação que faz parte da parceria firmada entre as Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e de Polícia Civil (SEPC), por meio de Acordo de Cooperação Técnica, assinado em julho.

De acordo com o termo, válido por cinco anos, os profissionais envolvidos no processo de notificação de potenciais doadores de órgãos e tecidos devem ser capacitados.