Os profissionais de saúde de Cruzeiro do Sul recebem, desde o final de março, aulas de automassagem e da tradicional técnica de massagem indiana, a shantala, ministradas pelo massoterapeuta Bento Marques.
O projeto do governo do Estado é parte das atividades da Divisão de Práticas Complementares da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), com o objetivo de ensinar gratuitamente, por meio da teoria e da prática, método preventivo às doenças.
Segundo Bento, as teorias orientais serão levadas a todos os profissionais que lidam direta ou indiretamente com a saúde pública. “Chamamos isso de saúde quântica, são outras possibilidades de as pessoas buscarem o conhecimento do autocuidado e da autocura” explicou o massoterapeuta.
Reflexo no Trabalho
A técnica em enfermagem Glaucimar Borges, que trabalha no Hemonúcleo, recebeu as orientações de automassagem. “Para o nosso ofício, esse conhecimento irá surtir um grande efeito, porque estamos diariamente em contato com o público que necessita de cuidados e atenção”, afirmou.
Já Erismar de Freitas, cozinheira do Hospital da Mulher e da Criança, salientou que depois dos encontros o trabalho na cozinha da maternidade rendeu muito. “O nosso jeito de trabalhar melhorou, porque relaxamos e temos mais energia. O resultado é muita comida gostosa para os pacientes”, disse.
Para a psicóloga Lusiane Pires, as atividades trouxeram motivação para o ambiente de trabalho. “É algo novo e maravilhoso, que despertou nos funcionários da maternidade a autoestima e renovou a vontade de servir ao próximo. Deu um novo colorido”, salientou.
Estão previstos novos cursos de massagem para a próxima semana, abertos também para interessados da comunidade.