ordenadora do cuidado

Profissionais da Saúde passam por seminário de qualificação sobre atenção primária

O Seminário de Qualificação do Desempenho na Atenção Primária a Saúde (APS), realizado nesta terça-feira, 24, é um evento promovido pelo Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e o Conselho de Secretários Municipais (Cosems/AC), no auditório da Livraria Paim, em Rio Branco.

O seminário é aberto a servidores da saúde estaduais e municipais. Foto: Odair Leal/Secom

O objetivo é promover um encontro entre os profissionais de saúde pública municipal e estadual, a fim de discutir sobre as esferas de gestão da Atenção Primária e qualificar os processos de trabalho, melhorando os indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil — modelo de financiamento da APS.

Adriana Lobão, secretária adjunta de Assistência em Saúde do Acre, esteve na abertura do evento. Foto: Odair Leal/Secom

“A Atenção Primária é ordenadora do cuidado. Por isso, é fundamental que tenhamos essa qualificação. Tanto o Estado quanto os gestores dos municípios devem investir e priorizar a Atenção Primária. Seu papel é importante e essencial para a saúde. É ela que traz os resultados e os indicadores de um serviço de qualidade”, explicou Adriana Lobão, secretária adjunta de Assistência em Saúde do Acre.