Profissionais da saúde participam de capacitação em teste do pezinho

Enfermeiros e técnicos de Rio Branco, Brasileia e Cruzeiro do Sul participarão do curso (Foto: Arquivo Sesacre)
Enfermeiros e técnicos de Rio Branco, Brasileia e Cruzeiro do Sul participarão do curso (Foto: Arquivo Sesacre)

Enfermeiros e técnicos de enfermagem da atenção básica e saúde indígena de Rio Branco, Brasileia e Cruzeiro do Sul, que atuam na coleta de material para o teste do pezinho, receberão capacitação sobre triagem biológica a partir desta terça-feira, 18. Durante o curso, será apresentada a nova lanceta utilizada para a coleta do teste.

A triagem neonatal é realizada por meio de testes capazes de detectar precocemente um grupo de doenças congênitas e hereditárias, e é composta pelas triagens auditiva (teste da orelhinha), ocular (teste do olhinho) e biológica (teste do pezinho).

“O Programa Nacional de Triagem Neonatal tem como objetivo, identificar distúrbios e doenças no recém-nascido em tempo oportuno para intervenção adequada, garantindo tratamento e acompanhamento contínuo às pessoas com diagnóstico positivo, conforme estabelecido nas linhas de cuidado, com vistas a reduzir a morbimortalidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, explicou Priscylla Aguiar, da Divisão de Saúde da Criança da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

A capacitação é promovida pela Sesacre, por meio da Divisão de Saúde da Criança, em parceria com o Núcleo de Atendimento em Triagem Neonatal (Nativida).

Cronograma (Horário – 8 às 13 horas):

Rio Branco – 18/08 – Auditório da Secretaria de Fazenda (Sefaz).

Brasileia – 19/08 – Auditório do Centro de Educação Permanente (Cedup) – ao lado da prefeitura.

Cruzeiro do Sul – 20/08 – Auditório da Escola Dom Henrique Ruth.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter