Profissionais da rede de urgência e emergência do Pronto-Socorro passam por capacitação

Porta de entrada dos pacientes que precisam de atendimento imediato, o Pronto-Socorro de Rio Branco tem uma dinâmica diferenciada para identificar casos prioritários e agilizar o tratamento dos pacientes. Antes de tudo, é necessário definir se há necessidade de uma intervenção cirúrgica, internação ou tratamento com remédios. Os profissionais da linha de frente precisam estar constantemente sendo capacitados, pois na maioria dos casos de urgência e emergência, a vida das pessoas depende desse diagnóstico.

Capacitação aconteceu no auditório do Pronto-Socorro de Rio Branco. Foto: Mônica Nascimento.

Neste sábado, 22, foi dia de atualização e treinamento para 30 profissionais enfermeiros que atuam na Unidade. Por meio do Núcleo de Educação Permanente do hospital em parceria do Nucleo de Educação Permanente da regional Alto Acre, eles receberam habilitação para inserção de cateter central periférico. Procedimento invasivo bastante utilizado em pacientes que precisam de um tratamento prolongado com uso de medicamentos.

“Os profissionais que atuam na linha de frente de um hospital de urgência e emergência precisam estar habilitados para realizar este tipo de procedimento e hoje trouxemos essa capacitação com o fim de ampliar a capacidade de assistência de forma segura e eficaz aos usuários do sistema único de Saúde”, explicou Mônica Nascimento, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente.

Enfermeiros atuam na linha de frente do Pronto-Socorro da capital. Foto: Mônica Nascimento.

O enfermeiro Ivan Santana é especialista em terapia intensiva e também na especialidade de urgência e emergência. Atuante no Hospital de Brasileia, ele foi o palestrante convidado para a realização da capacitação desses profissionais do Pronto-Socorro. Para ele, os ensinamentos farão toda a diferença no processo de cuidado e manejo dos pacientes. “Dinamiza o tratamento, minimiza as tentativas de novos acessos venosos durante toda a terapia, reduz o tempo de internação e oferece possibilidade de alta o mais rápido possível”, destacou.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter