qualificação

Profissionais da Maternidade de Cruzeiro do Sul recebem treinamento de reanimação neonatal

Curso de Noções Básicas de Reanimação Neonatal foi ministrado aos técnicos de enfermagem da unidade (Foto: Cedida)

Com o objetivo de capacitar e atualizar os funcionários do Hospital da Mulher e da Criança Irmã Maria Inete, em Cruzeiro do Sul, para atenção à saúde do recém-nascido no momento do parto, foi promovido nesta sexta-feira, 26, o 1º Curso de Noções Básicas de Reanimação Neonatal. O treinamento teve como público alvo técnicos de enfermagem.

A gerente de enfermagem da Maternidade Bárbara Heliodora em Rio Branco, Andreza Sarkis, instrutora do programa de Reanimação Neonatal, afirmou que, com a capacitação, os profissionais terão mais confiança de iniciar os primeiros cuidados com o recém-nascido que necessite de alguma ajuda para respirar em caso de parada cardíaca ou em qualquer outra situação de risco.

“Com o treinamento, os funcionários sentem mais segurança para a realização de um cuidado tão importante no momento de uma situação de risco à vida do bebê”, explica.

Ainda de acordo com a enfermeira, o adequado atendimento ao recém-nascido em sala de parto e seu transporte apropriado quando necessitam de suporte intensivo podem salvar vidas. “O profissional precisa estar sempre se atualizando para aprimorar seus conhecimentos acerca dos cuidados com o recém-nascido”, destaca Andreza.

No próximo mês, o treinamento será voltado para médicos e enfermeiros da maternidade de Cruzeiro do Sul.