Professores do ensino rural de Rio Branco participam de formação inicial

Professores são formados com metodologia e programa especialmente produzido para atender as especificidades dos alunos (Foto: Marinez Pontes/SEE)
Professores são formados com metodologia e programa especialmente é produzido para atender as especificidades dos alunos (Foto: Marinez Pontes/SEE)

Na próxima semana, devem começar as aulas nas 48 escolas rurais de difícil acesso de Rio Branco. Para atender aos professores que vão ministrar aulas nessas localidades, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) iniciou nesta segunda-feira, 30, o primeiro processo de formação do ano letivo 2015.

Essas escolas são multisseriadas – um professor para atender, em uma  sala, alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, além de desenvolver todas as funções administrativas. Para atender às especificidades, a SEE realiza a formação com metodologia e programa especialmente desenvolvidos para esse público. “As formações são muito importantes porque nos auxiliam nas atividades que vamos desenvolver na turma,” afirmou Dari Meire Gomes de Souza, professora.

Professora temporária há 14 anos, recentemente Dari Meire passou em concurso efetivo do Estado (Foto: Marinez Pontes/SEE)
Professora temporária há 14 anos, recentemente Dari Meire passou em concurso efetivo do Estado (Foto: Marinez Pontes/SEE)

Até a próxima quarta-feira serão abordados temas como relacionamento pedagógico da sala de aula, referenciais curriculares, gestão e aspectos administrativos das escolas. “É o momento de buscarmos cada vez mais garantir educação pública de qualidade nas zonas mais isoladas do estado,” explicou Marco Brandão, secretário da pasta.

Ainda durante a formação será trabalhado o planejamento do ano letivo de 2015, de maneira a assegurar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem de alto nível dos alunos, bem como fortalecer a prática docente, considerando o núcleo pedagógico professor, aluno, conteúdo e atividades pedagógicas. “A nossa maior meta para 2015 é formar alunos leitores”, definiu Girlane Maura, coordenadora pedagógica do ensino rural da SEE.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter