Na próxima semana, devem começar as aulas nas 48 escolas rurais de difícil acesso de Rio Branco. Para atender aos professores que vão ministrar aulas nessas localidades, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) iniciou nesta segunda-feira, 30, o primeiro processo de formação do ano letivo 2015.
Essas escolas são multisseriadas – um professor para atender, em uma sala, alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, além de desenvolver todas as funções administrativas. Para atender às especificidades, a SEE realiza a formação com metodologia e programa especialmente desenvolvidos para esse público. “As formações são muito importantes porque nos auxiliam nas atividades que vamos desenvolver na turma,” afirmou Dari Meire Gomes de Souza, professora.
Até a próxima quarta-feira serão abordados temas como relacionamento pedagógico da sala de aula, referenciais curriculares, gestão e aspectos administrativos das escolas. “É o momento de buscarmos cada vez mais garantir educação pública de qualidade nas zonas mais isoladas do estado,” explicou Marco Brandão, secretário da pasta.
Ainda durante a formação será trabalhado o planejamento do ano letivo de 2015, de maneira a assegurar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem de alto nível dos alunos, bem como fortalecer a prática docente, considerando o núcleo pedagógico professor, aluno, conteúdo e atividades pedagógicas. “A nossa maior meta para 2015 é formar alunos leitores”, definiu Girlane Maura, coordenadora pedagógica do ensino rural da SEE.