Professores de Assis Brasil recebem diploma de conclusão de curso superior

Governo do Acre investe na formação dos professores da rede pública de ensino em todo Estado

formatura_assis_brasil_eunice_caetano_011.jpg
formatura_assis_brasil_eunice_caetano_010.jpg
formatura_assis_brasil_eunice_caetano_08.jpg

Em Assis Brasil, 94 docentes que participaram do Programa Especial de Formação de Professores para Educação Básica foram diplomados (Fotos: Eunice Caetano/SEE)

O município de Assis Brasil, distante 320 km de Rio Branco, foi considerado durante muito tempo de difícil acesso, mas isso não foi empecilho para que o Governo do Estado levasse, em 2006, o ensino superior aos professores da região. Na última sexta-feira, 22, 94 docentes que participaram do Programa Especial de Formação de Professores para Educação Básica foram diplomados. Estiveram presentes na colação a Secretária de Educação, Maria Corrêa, a prefeita de Assis Brasil, Eliane Gadelha, a reitora da UFAC, Olinda Batista, além de professores, coordenadores dos cursos e autoridades locais.

Lágrimas e sorrisos de vitória foram cenas comuns durante toda a cerimônia. Depois de quatro anos de estudos, muitas apostilas lidas, trabalhos em grupo, provas, era chegada a hora dos novos professores comemorarem. E para festejar um momento tão especial, o palco escolhido foi a praça central da cidade, que reuniu mais de mil pessoas entre familiares dos graduandos e a comunidade, que compareceu para prestigiar o evento. Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a queima de fogos logo após a entrega dos diplomas.

Vânia Maria Araújo, 42, formanda do curso de Letras caprichou no visual para receber o tão esperado certificado de ensino superior. Minutos antes do início da cerimônia ela ainda estava retocando a maquiagem. Não poderia ser diferente, pois para chegar até este dia Vânia esperou vinte anos. "Este momento é mais do que especial, por isso estou me preparando. Depois de duas décadas que terminei o ensino médio enfim realizo meu sonho. Assis Brasil hoje é outra cidade, saímos do esquecimento".   

Emocionada, a prefeita Eliane Gadelha agradeceu o esforço do Governo do Acre e da Ufac em tirar o município do isolamento e levar o ensino superior à região. "A nossa história sobre educação era muita curta porque vivíamos isolados.Esse momento é único. Agora temos o conhecimento para que possamos dar às nossas crianças e jovens melhor qualidade de vida graças a sensibilidade política do governo".

A emoção que tomou conta da festa não vinha apenas das autoridades e graduandos, mas de famílias inteiras que estavam reunidas nas 800 mesas com salgados, doces e bebidas espalhadas pela praça, entre elas a de seu Valdemir Nascimento,de 80 anos,  pai de três concluintes e de um neto. "Ninguém pode imaginar o orgulho que estou sentindo nesta noite. Só posso dizer obrigado aos educadores e ao governo por tudo que tem feito de bom aqui", comentou.

Em tom de despedida como secretária de educação, Maria Corrêa falou aos recém formados da importância daquele momento e das conquistas alcançadas nos últimos anos. "Saio orgulhosa do governo porque de ponta a ponta deste estado levamos educação de qualidade. Não tenho dúvida que cada um de vocês a partir de agora vão fazer um trabalho muito melhor do que antes". A secretária encerrou seu discurso dizendo que para se fazer educação de qualidade não há mágica e sim investimento em formação.

Formação de professores e valorização do magistério

formatura_assis_brasil_eunice_caetano_09.jpg

Governo do Acre investe na formação superior dos professores da rede pública de ensino em todo Estado (Foto: Eunice Caetano/SEE)

O Governo do Acre investe, desde 1999, mais de R$ 47 milhões na formação superior dos professores da rede pública de ensino em todo Estado. Naquele ano, apenas 28% dos docentes possuíam diploma universitário e hoje mais de 90% conseguiram formação de nível superior. O Estado consolidou parcerias importantes, como a com a Universidade de Brasília, que promove o ensino à distância; e Universidade Federal do Acre, que conduz o ensino presencial aos professores estaduais.

O pagamento dos salários está em dia há 12 anos, período em que ocorreu a graduação  de mais de 80% dos docentes estaduais em  nível superior. Com isso, o Acre será o primeiro Estado do país a ter 100% dos professores com diploma de terceiro grau. A valorização dos trabalhadores em educação é política de Estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter