Professores da rede pública fazem pós-graduação em Tecnologia

Parceria entre governo estadual e federal vai contemplar 224 educadores

nte_pos.jpg
nte_pos_02.jpg

Aulas serão ministradas nos Núcleos de Tecnologia e em escolas da rede pública (Fotos: Assessoria SEE)

O avanço da tecnologia e o aumento no número de escolas com laboratórios de informática na rede pública estadual trouxeram a necessidade de formação de novos educadores.Para acompanhar esta demanda a Secretaria de Educação a Distância – SEED/MEC e a Secretaria de Estado de Educação do Acre por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE/AC  inicia na próxima terça-feira, 18, um curso de pós-graduação lato sensu em Tecnologias na Educação, na modalidade a distância.

O curso beneficiará 224 professores participantes de programas de EAD, em 20 municípios, compreendendo 18 escolas municipais e 35 estaduais somente em Rio Branco. A especialização está dividida em momentos presenciais e à distância, com diferentes arquiteturas pedagógicas, disciplinas e seminários, oficinas temáticas virtuais e pedagógicas, além do acompanhamento dos formadores e orientação do Trabalho de Conclusão do Curso.

Com 400 horas/aula, sendo mais da metade a distância, os participantes da especialização vão ter apoio local através dos NTE estaduais e municipais, auxiliando-os na busca de soluções para os obstáculos que podem se apresentar ao longo do curso que destina-se, preferencialmente, para formadores/multiplicadores que atuam nos NTEs, tutores do Curso Mídias na Educação e tutores do Programa Formação pela Escola, além dos docentes efetivos da rede pública de ensino, com graduação em licenciatura plena e experiência efetiva de sala de aula em escolas da educação básica, com conhecimentos básicos de Informática e Internet.

De acordo com a coordenadora do NTE/AC, Rosa Braga, com a formação os docentes irão desenvolver habilidades e competências para orientar outros profissionais que atuam em sala de aula. "Estamos buscando qualificar nosso professor para o uso/aplicação pedagógica das novas tecnologias de informação e comunicação em nossas escolas", afirma a coordenadora.

Rosa também falou dos benefícios que a qualificação trará para os alunos, pois eles ganham fortes aliados na sensibilização da equipe gestora da escola, para que esta insira no projeto político pedagógico o uso das diversas tecnologias como recurso didático. "Se colocado em prática o que o curso propõe, o dia a dia da sala de aula será cada vez mais próximo do cotidiano do aluno, que fora da escola é um usuário autônomo de tecnologias. O currículo escolar será enriquecido, garantindo assim, maior dinamização nos processos de ensino e aprendizagem", conclui.

 A aula inaugural acontecerá no auditório da SEE a partir das 8 horas, e contará com a presença da secretária de educação, Maria Corrêa. 157 alunos de 14 municípios participarão do evento. Uma das novidades desta etapa é a presença dos professores da rede municipal incluídos na Pós Graduação.Na primeira versão, com 16 participantes, apenas docentes da rede estadual de Sena Madureira, Cruzeiro do Sul e Rio Branco fizeram a pós.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter