Mais de 25 mil fieis prestigiam encerramento do Novenário em Cruzeiro do Sul

Governador Binho Marques e autoridades também participaram da maior manifestação religiosa do Acre

novenario_czs_02.jpg
foto_novenario_01234.jpg
novenario_czs_03.jpg

Binho e autoridades prestigiaram maior festa religiosa do Acre (Fotos: Angela Peres/Secom)

O espírito de renovação, penitência, adoração e agradecimento levou mais de 25 mil pessoas às ruas de Cruzeiro do Sul para participar da procissão de encerramento do Novenário Nossa Senhora da Glória. A manifestação religiosa é a maior do Estado e uma das mais importantes da região Norte.

O governador Binho Marques prestigiou a procissão pelo quarto ano consecutivo. Binho destaca que é prazeroso tanto como chefe de Estado, quanto pessoalmente participar desse evento religioso que faz bem para o espírito. “Acompanhar a procissão do novenário significa compartilhar com essa multidão a fé e a possibilidade de um futuro melhor, com uma sociedade mais sadia e solidificada”. O vice-governador César Messias acredita que a procissão é o momento de renovar a esperança e fé em coisas boas.

Nesse ano o tema trabalhado durante o Novenário foi "Justiça e Paz com Maria a gente faz”, tendo como mote a campanha da fraternidade. De acordo com o bispo Dom Mosé depois de encerradas as atividades será realizada uma avaliação para mensurar se as mudanças surtiram os efeitos esperados. “Nesse ano realizamos mais novenas que nos anos anteriores. Recebemos vários elogias de pais de família em relação a organização do Novenário”.

A manifestação de fé e de penitência dos fieis pode ser vista em todo o percurso da procissão. Milhares de pessoas percorreram as principais ruas de Cruzeiro do Sul cantando e louvando a Deus em agradecimento. Dona Expedida Ferreira, 72, participa há mais de cinquenta anos do Novenário Nossa Senhora da Glória. Ela conta que já recebeu várias bênçãos. “Meu filho estava com caroço no pescoço, durante a cirurgia pedi para que ele fosse salvo. Agora ele já está em casa e bem. Nossa Senhora é a padroeira do Acre”. A legionária Rosalva Oliveira completa dizendo que a procissão é a grande coroação do trabalho desenvolvido da igreja. “Maria é um exemplo para as mulheres”, destaca.

Em razão da tradição e da religiosidade dos acreanos, a procissão reúne pessoas de várias cidades, incluindo os que já não moram mais no Acre, mas não deixam de vir para participar. “O hotel em que estamos hospedados está lotado, o que também demonstra o potencial dessa manifestação religiosa e cultural”, conta Rosalva.

novenario_onofre_04jpg.jpg

Fogos na celebração cristã (Foto: Onofre Brito/Secom)

O governador Binho Marques esteve acompanhado do vice-governador César Messias; do presidente do Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Acre, Jorge Viana; do deputado estadual e presidente da Aleac, Edvaldo Magalhães; e da deputada federal Perpétua Almeida.

Magalhães destaca que o Novenário e a procissão já fazem parte da tradicional de Cruzeiro do Sul tornando-se um referencial na organização da vida dos produtores rurais e dos moradores dos seringais que se programam para estar na cidade nesse período. Já Jorge Viana enfatiza que esse é o momento de agradecer e estar em comunhão com as pessoas para pedir que Deus continue abençoando o Acre.

A estimativa feita pelo comando da Polícia Militar é de que a procissão foi acompanhada por mais de 25 mil pessoas. O comandante destaca ainda que não houve o registro de nenhuma ocorrência durante o Novenário.     


Galeria de imagens

 

{gallery}galeria_novenario_2009{/gallery}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter