Proerd forma número recorde de alunos no Vale do Juruá

 

Quase 800 estudantes receberam o diploma de participação (Foto: Onofre Brito)

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), bateu o recorde de participação de estudantes este ano no Vale do Juruá. Computadas as turmas do primeiro e do segundo semestres, um total de 1.585 alunos das redes públicas estadual e municipal, além da rede particular de ensino, tiveram acesso ao programa.

Durante a semana houve formatura nos municípios de Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Na manhã de quarta, 14, formaram-se 797 estudantes, todos do quinto ano do ensino fundamental da rede estadual e municipal. Segundo os organizadores, estudos apontam que alunos do quinto ano, na faixa de idade entre dez e 12 anos, têm nesta fase da vida seu momento mais vulnerável às drogas.

O tenente Alderlei Almeida é coordenador do Proerd em Cruzeiro do Sul (Foto: Onofre Brito)

Na programação, foram entregues medalhas para os alunos que escreveram as melhores redações sobre o Proerd, um de cada uma das 20 escolas participantes. Todos os formandos receberam diplomas pela participação.

O tenente Alderlei Almeida, coordenador do Proerd em Cruzeiro do Sul, explica que o programa é o maior no que tange à orientação contra as drogas em todo o mundo, é incentivado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e realizado em 60 países.

Longe das drogas

A principal orientação do Proerd é para que os adolescentes fiquem longe das drogas, lícitas ou ilícitas, mostrando as consequências negativas do uso delas e despertem para uma vida saudável e feliz, sem violência. Outro princípio importante apresentado é que os adolescentes resistam à pressão de grupos para fazer coisas erradas.

Diretora Maria da Glória com alunos: “Para alertar” (Foto: Onofre Brito)

O comandante do 6º BPM, major Lázaro Moura, citou o policiamento escolar e a guarda-mirim como importantes trabalhos sociais da PM e destacou o trabalho preventivo do Proerd: “O uso de drogas é um dos maiores problemas que assolam a sociedade e está presente em todas as ações criminosas”, apontou.

A Escola Marcelino Champagnat teve a participação de 70 alunos na formação. Sua diretora, Maria da Glória Dias de Moura, exaltou a importância do Proerd “para alertar as crianças dos perigos que elas correm hoje”.

O coordenador do Núcleo da Secretaria de Educação e Esporte, Charles André Rosas e o secretário municipal de Educação, Ivo Galvão, também participaram do evento e destacaram a importância do programa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter