Produtor rural tem até dia 30 para aderir à renegociação

Dívidas podem ser negociadas junto às instituições financeiras. Maiores informações podem ser obtidas nos escritórios da Seaprof

delegadamda.jpg

Delegada do MDA, Tatiana Balzon, diz que apenas 30% dos produtores rurais em situação irregular procurou as agências para renegociar (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Produtores rurais têm até o dia 30 de setembro para procurar as instituições financeiras para aderir às renegociações de débito previstas na Medida Provisória 432. A negociação pode ser realizada pelos produtores que têm dívidas da securitização I e II, Programa Especial de Saneamento de Ativos (Pesa), Recoop, Funcafé, custeios prorrogados (safras 2003/2004, 2004/2005 e 2005/2006), investimentos (BNDES e Pronaf), Fundos Constitucionais, Pronaf, Procera e Crédito Fundiário. As prestações destas dívidas que vencem em 2008 não estão incluídas nesta renegociação.

“Esta medida provisória possibilita que os produtores inadimplentes possam regularizar a situação. É importante procurar as agências bancárias para fazer a renegociação dos débitos”, destacou a presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Acre (Fetacre) Sebastiana Miranda.

Técnicos da Secretaria de Extensão Agroflorestal e de Produção Familiar (Seaprof) dos 32 escritórios localizados nos 22 municípios do Estado estão mobilizados para repassar as informações referentes às facilidades e vantagens de adesão à renegociação. Cartilhas também estão à disposição dos produtores com orientações sobre a renegociação. De acordo com o secretário de Extensão e Produção Familiar, Nilton Cosson, o Acre apresenta o menor índice de inadimplência junto às instituições financeiras na região Norte. Dados do Banco da Amazônia revela que 9.951 produtores estão em situação de inadimplência.

De acordo com a delegada do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Tatiana Balzon, apenas 30% dos produtores rurais em situação irregular procurou as agências para renegociar. A maior parte dos agricultores acreanos deve regularizar as pendências dos programas Prodex, Procera e do Pró-rural. “Os produtores terão até 90% de desconto na negociação dos débitos desses programas”, disse a delegada.