Missão do Banco Mundial visita o Estado para mais uma negociação do Pró-Acre

Diretores da instituição aproveitaram para conhecer a Amazônia e o projeto de desenvolvimento econômico do Acre

banco_mundial_240908_.jpg

Representantes do Banco Mundiam reuniram-se com o governador Binho Marques (Foto: Angela Peres/Secom)

Incluir as pessoas no processo de desenvolvimento do Estado do Acre. Esse é o objetivo principal do Pró-Acre, um programa que leva serviços e alternativas de educação, saúde e desenvolvimento econômico para comunidades isoladas. Representantes do Banco Mundial, financiador do projeto, vieram ao Estado em uma missão e estiveram reunidos com o governador Binho Marques, na tarde desta quarta-feira, 24, para mais uma negociação com o Governo.

Dois diretores do Banco Mundial, Makhtar Diop – diretor de Estratégia e Operação para a América Latina – e Stefan Koerberle – diretor do Departamento de Serviços Operacionais para a América Latina – ainda não conheciam a Amazônia e aproveitaram a visita para ver de perto o projeto de desenvolvimento do Estado do Acre. Adriana Moreira, Gerente de Projetos e responsável pelo Pró-Acre no Banco Mundial e Zezé Weiss – especialista do Banco que auxilia na elaboração do projeto também fazem parte da missão. Eles visitaram o Seringal Cachoeira, a Usina de Castanha, Fábrica de Preservativos, Biblioteca Marina Silva e Fundação de Tecnologia (Funtac).

“A parceria com o Governo do Acre e o Banco Mundial é antiga, mas, agora vamos trabalhar numa iniciativa muito importante para Banco, e este projeto nos torna inovadores, pois vamos trabalhar com o Meio Ambiente. Serão desenvolvidas ações de educação, saúde e desenvolvimento econômico de comunidades isoladas de forma integrada. Estamos num processo de aprendizagem múltipla muito importante. O programa é inovador para o Banco Mundial e para o Acre”, comentou Adriana Moreira.

O Pró-Acre é um projeto de U$ 150 milhões, tendo U$ 30 milhões de contrapartida do Estado do Acre, que deve beneficiar em torno de 150 mil pessoas diretamente. O Governo do Estado vem trabalhando no projeto há um ano e o contrato deve ser assinado até dezembro.

“O programa procura fortalecer os setores de educação, saúde e desenvolvimento econômico. Queremos incluir as pessoas no processo de desenvolvimento econômico e crescimento do Estado, esse é o grande lance do projeto, queremos que as pessoas cresçam com o Acre. Esta foi mais uma reunião de cortesia e nossa interação com a equipe do Banco é cada vez maior. Aproveitamos para fechar alguns pontos da concepção de como o Pró-Acre será encaminhado no futuro”, destacou o secretário de Planejamento do Estado, Gilberto Siqueira.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter