Produção sustentável é evidenciada durante a Expoacre

Estande mostra empreendimentos que utilizam matéria-prima local para produzir de forma sustentável

industrial_310708.jpg

Produção familiar é a base dos empreendimentos sustentáveis do Acre Foto: Angela Peres/Secom

dsc_0045_industrial310708.jpg

Acre é o maior produtor de lâminas e de compensados certificados da Amazônia Foto: Angela Peres/Secom

Mostrar o que é produzido no Estado a partir de matérias-prima locais. Esta é a proposta do estande Parque Industrial Sustentável montado no parque de exposição Mal. Castelo Branco. Neste espaço os visitantes podem conhecer os empreendimentos instalados no Acre, que partem do pressuposto do uso sustentável dos bens naturais. De acordo com a representante da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Tatiane Amâncio, um dos processos industriais que mais tem atraído à atenção das pessoas é o Complexo Agroindustrial de Aves. "Trata-se de um produto que os visitantes ainda não conhecem, por isso chama bastante atenção", disse ela.

Fazem parte da exposição a única fábrica de preservativos masculinos produzidos com látex nativo, a Natex, a Usina de Beneficiamento de castanha, além dos empreendimentos de palpito, pecuária leiteira e de polpas de fruta. O objetivo principal do espaço é evidenciar a possibilidade de produzir de forma qualitativa com sustentabilidade utilizando a matéria-prima encontrada nas florestas. O Estado possui 6 milhões de hectares de florestas apropriadas ao manejo sustentável.

"Alguns dos produtos eu ainda não conhecia. Esta exposição mostra de maneira prática o que o Acre produz", disse a comerciante Valéria Santos.

Durante as visitas os técnicos apresentam os diferenciais de cada empreendimentos e explicam que todos eles envolvem a parceria  entre o Governo do Estado e produtores familiares. Uma das curiosidades refere-se ao fato de que 50% da castanha beneficiada no Brasil são provenientes do Acre, que tem a produção de 11 mil toneladas/ano.

A Expoacre 2008 é uma realização do Governo do Estado em parceria com a prefeitura de Rio Branco e Sebrae. O evento se encerra no próximo domingo, 3 com o show do cantor Daniel. Os portões são abertos diariamente às 17 horas, e a entrada no parque de exposição é gratuita.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter