Produção de ovinos é destaque na Expoacre

Governo do Estado implantou em 2011 projeto que tem a meta de distribuir oito mil animais para 600 produtores familiares

seminario_ovinocultura_angela_peres_3.jpg
seminario_ovinocultura_angela_peres_4.jpg
seminario_ovinocultura_angela_peres_6.jpg

Com a proposta de disseminar técnicas e estimular a criação de carneiros no Acre, acontece nesta segunda-feira, 25, um seminário que reúne técnicos, produtores e órgãos de pesquisa (Foto: Angela Peres/Secom)

Com a proposta de disseminar técnicas e estimular a criação de carneiros no Acre, acontece nesta segunda-feira, 25, um seminário que reúne técnicos, produtores e órgãos de pesquisa. De acordo com o secretário de Agropecuária, Mauro Ribeiro, a ideia é aproveitar o momento da Expoacre para fomentar o debate sobre a ovinocultura.

O evento contou com a presença do vice-governador, César Messias, do superintendente do Ministério da Agricultura no Acre, Jorge Luiz Hessel, e dos produtores familiares. Três palestrantes falam do manejo nutricional, sanitário e seleção do rebanho e também sobre o mercado nacional. Para o vice-governador, o seminário enfatiza o potencial produtivo. “As pessoas que estão aqui acreditam no projeto e apostam na iniciativa, que se mostra rentável”, salientou.

Neste ano, o espaço destinado à  exposição dos ovinos na Expoacre foi ampliado. Estarão expostos 250 animais. “O encontro de hoje mostra a importância do segmento. Reunimos as pessoas que já trabalham com essa atividade e estamos unindo a realização da feira com o seminário”, disse.

O governo do Estado implantou em 2011 o Projeto de Ovinocultura do Acre, que tem a meta de distribuir oito mil ovinos a 600 produtores familiares. Desse total já foram beneficiadas 117 famílias, com a entrega de 1.540 animais. Para serem beneficiários, os produtores tiveram que atender uma série de exigências, que vão desde a aptidão para a criação de ovelhas à área apropriada para o destino dos animais.

Os ovinos serão vendidos ao frigorífico Anassara, que está se preparando para realizar os primeiros abates. Segundo o veterinário Alex Ciciato, a participação no seminário auxilia no trabalho realizado pelo frigorífico de orientação técnica junto aos produtores. “Este é um mercado promissor. Ganham a indústria, os produtores e o Estado.”

Já o produtor familiar Luiz Vanderlei da Silva que também participou do encontro acredita que o seminário irá trazer mais conhecimento. “Meu objetivo é adquirir conhecimento para que não haja perda na minha criação. Quero ser criador para ver resultados. E minha expectativa é muito grande”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter