Procurador de Justiça do MP ministra palestra durante Semana de Comunicação

O procurador palestrou sobre o tema “A Liberdade de Informação como Direito Fundamental” (Foto: Angela Peres/Secom)

Abordando o tema “A Liberdade de Informação como Direito Fundamental”, o procurador de Justiça do Ministério Público do Estado, Sammy Barbosa Lopes, ministrou palestra na quarta-feira, 22, aos profissionais, professores e acadêmicos de jornalismo, durante a II Semana de Comunicação do Acre. A mesa teve como mediadora a jornalista e advogada Rachel Moreira.

Formado em Direito pela Universidade Federal do Acre (Ufac), Sammy tem especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Cândido Mendes, MBA em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas, mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Direito Constitucional pela Universidade de Lisboa. É ex-procurador-geral de Justiça do Acre, época em que presidiu o Conselho Superior e o Colégio de Procuradores de Justiça.

Durante a conversa, o ministrante apontou sobre o direito à informação como direito fundamental.  “Fiz algumas reflexões a respeito do que isso significa, mostrando quais são os limites e se eles os possuem, principalmente neste momento em que a imprensa tem tido um papel importante junto à sociedade”, ressalta.

Como gestor responsável pela criação do Prêmio do MP, Barbosa destacou a relevância do evento: “Foi uma forma que encontramos de aproximar a instituição do público e, também, valorizar a categoria jornalística por meio de matérias veiculadas nos meios de comunicação. É um projeto que deu certo e vem sendo reconhecido pelos órgãos de justiça locais e nacionais”.

A Semana de Comunicação é uma realização do Sindicato de Jornalistas do Acre (Sinjac), governo do Estado, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), MP/AC e Ufac.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter