Preços foram analisados nas prateleiras e nos sistemas dos caixas (Foto: Angela Peres/Secom)

Como parte das ações de comemoração aos 27 anos do Código de Defesa do Consumidor, o Procon deu início nesta semana à Operação Menor Preço, para verificar de perto os procedimentos adotados na hora da precificação de produtos nos supermercados de Rio Branco.

Na manhã desta quinta-feira, 14, a equipe de fiscais percorreu estabelecimentos com o intuito de assegurar que o valor anunciado nas prateleiras seja o mesmo cobrado no ato do pagamento nos caixas.

De acordo com o estabelecido pelo código, em caso de divergência de valores o consumidor sempre terá o direito de pagar pelo menor valor. Raimundo Albuquerque faz questão de fazer as compras do mês para a casa. Com o carrinho cheio de produtos, ele afirma que já passou por situações em que os preços divergiam e frisa: “Antes eu não sabia que era direito meu levar pelo menor preço, agora vou ficar de olho e brigar pelo meu direito quando for preciso”.

Raimundo agora conhece seus direitos (Foto: Angela Peres/Secom)

Segundo o Procon, o estabelecimento que comete infrações como essa pode inclusive ser autuado.“O código do consumidor é nossa ferramenta de defesa a esses direitos, e é nesse sentido que damos toda a atenção ao cumprimento da lei”, explicou o diretor do órgão, Diego Rodrigues.

Ainda segundo informou o gestor, o Procon realiza cerca de 25 mil atendimentos por ano e consegue resolver até 80% das demandas que surgem por parte dos consumidores.