Procon orienta sobre viagens no carnaval

nnnnn (Foto: Gleilson Miranda)
A partir de uma hora de atraso nos voos, os clientes têm garantias (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A maior festa popular do Brasil se aproxima, e o Procon do Acre orienta os consumidores com algumas dicas sobre viagens, para o feriado prolongado ser tranquilo e sem estresse.

Agências de viagens

No caso de pacotes de viagens, verifique o custo e os serviços inclusos. Leia atentamente o contrato. No caso de viagens internacionais, confira o câmbio e a documentação necessária. Sempre guarde uma via assinada e datada do contrato, e publicidades também.

Aluguel de hospedagem

Procure vistoriar o local e relacione por escrito as condições gerais do imóvel. Pesquise referências do local na internet e com pessoas que já tenham usado. Guarde o contato do locador e evite o pagamento antecipado da locação.

Avião

Fique atento em casos de atraso e cancelamento. A partir de uma hora de atraso a empresa tem que garantir acesso a internet e telefonemas. Duas horas garantem alimentação e mais de quatro horas a companhia deve disponibilizar acomodação, hospedagem e transporte. No caso de cancelamento o passageiro tem direito a receber o reembolso integral, incluindo tarifa de embarque. Ou pode remarcar para outra data e horário. Também é possível embarcar no próximo voo da mesma empresa, se houver lugar.

Ônibus

Em caso desistência da viagem o passageiro deve comunicar até três horas antes do embarque. O reembolso pode ser em dinheiro ou crédito. Caso o consumidor não compareça, o bilhete ainda terá validade para remarcação ou transferência em até um ano.

Em caso de atraso superior a uma hora, a empresa deve providenciar o embarque em outra companhia. Acima de três horas, a empresa deve arcar com alimentação e hospedagem do passageiro.

Bagagem

Tanto para viagens aéreas como terrestres, é importante identificar a mala com seus dados por dentro e por fora. Guarde o comprovante emitido pela empresa. Excesso de bagagem pode ser cobrado, então verifique antes o limite permitido. No caso de viagens aéreas, confira quais objetos não são permitidos.

Tire suas dúvidas. Ligue 151 ou contate o Procon pela Fanpage do Facebook, Procon/AC.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter