A maior festa popular do Brasil se aproxima, e o Procon do Acre orienta os consumidores com algumas dicas sobre viagens, para o feriado prolongado ser tranquilo e sem estresse.
Agências de viagens
No caso de pacotes de viagens, verifique o custo e os serviços inclusos. Leia atentamente o contrato. No caso de viagens internacionais, confira o câmbio e a documentação necessária. Sempre guarde uma via assinada e datada do contrato, e publicidades também.
Aluguel de hospedagem
Procure vistoriar o local e relacione por escrito as condições gerais do imóvel. Pesquise referências do local na internet e com pessoas que já tenham usado. Guarde o contato do locador e evite o pagamento antecipado da locação.
Avião
Fique atento em casos de atraso e cancelamento. A partir de uma hora de atraso a empresa tem que garantir acesso a internet e telefonemas. Duas horas garantem alimentação e mais de quatro horas a companhia deve disponibilizar acomodação, hospedagem e transporte. No caso de cancelamento o passageiro tem direito a receber o reembolso integral, incluindo tarifa de embarque. Ou pode remarcar para outra data e horário. Também é possível embarcar no próximo voo da mesma empresa, se houver lugar.
Ônibus
Em caso desistência da viagem o passageiro deve comunicar até três horas antes do embarque. O reembolso pode ser em dinheiro ou crédito. Caso o consumidor não compareça, o bilhete ainda terá validade para remarcação ou transferência em até um ano.
Em caso de atraso superior a uma hora, a empresa deve providenciar o embarque em outra companhia. Acima de três horas, a empresa deve arcar com alimentação e hospedagem do passageiro.
Bagagem
Tanto para viagens aéreas como terrestres, é importante identificar a mala com seus dados por dentro e por fora. Guarde o comprovante emitido pela empresa. Excesso de bagagem pode ser cobrado, então verifique antes o limite permitido. No caso de viagens aéreas, confira quais objetos não são permitidos.
Tire suas dúvidas. Ligue 151 ou contate o Procon pela Fanpage do Facebook, Procon/AC.