Procon intensifica monitoramento em agências bancárias do estado

Após o recebimento de denúncias sobre serviços prestados por agências bancárias no estado, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon) inicia tratativas com representantes de bancos, para assegurar o cumprimento das normas municipais de consumo, que dispõem sobre o tempo de espera em filas em estabelecimentos bancários.

Ação visa assegurar o cumprimento das leis do consumidor Foto: Letícia Machado/Procon

Cada localidade possui lei própria para esses atendimentos e, em dias normais, via de regra devem ocorrer em até 30 minutos. Já nas datas que antecedem e sucedem os feriados e dias de pagamento dos servidores públicos municipais, estaduais e federais, o prazo máximo de espera para o atendimento deve ser de 45 minutos.

As leis também tratam da obrigatoriedade de os estabelecimentos bancários disponibilizarem a seus clientes e usuários atendimento controlado por senhas, bem como a instalação, em suas agências, de assentos, bebedouros e sanitários exclusivos, além de assentos nas filas destinadas a pessoas idosas, gestantes e portadoras de necessidades especiais.

O Instituto enviará equipes de fiscalização até as agências reclamadas, para averiguar as condições dos serviços prestados e também do ambiente onde os consumidores estão sendo atendidos.

A elevação do número de denúncias se dá em consequência do convênio entre as instituições bancárias e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que aumentou a demanda das agências.

A diretora administrativa do Procon, Camila Lima, explica que, após as denúncias, o órgão está atuando ativamente para evitar que os cidadãos sejam lesados. “Os consumidores que constatarem alguma irregularidade em bancos podem acionar o Procon, pelos canais de denúncias 151 e o telefone 3223 7000”, enfatiza Camila.

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