Para garantir a harmonia nas relações de consumo dentro do Parque de Exposições Wildy Viana, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon) se fez presente na Expoacre durante todos os dias do evento.
O Procon levou até o público atividades voltadas à educação para o consumo, com distribuição de mais de mil materiais educativos, e de 150 Códigos de Defesa do Consumidor (CDC) a consumidores e fornecedores.
O órgão também realizou fiscalizações em parceria com o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), comércios, bares, restaurantes, e shows durante o evento, com o registro de um auto de infração.
Com mais de 30 atendimentos normais e de superendividamento, a instituição dirimiu dúvidas e fez o registro de reclamações, além de orientar aqueles que procuravam pelos serviços oferecidos.
O Proconsu, mascote lançado pelo Procon na feira, fez sucesso entre as crianças, jovens e adultos. Foi criado para despertar no público infanto-juvenil o interesse pela educação financeira, direitos básicos do consumidor e o consumo sustentável, para que no futuro tornem-se consumidores mais conscientes. Além disso, o jogo Caminho do Consumo mostrou aos participantes, de forma lúdica, maneiras de administrar melhor suas finanças.
Com o encerramento da feira, a presidente do Procon, Alana Albuquerque, destacou o sucesso da Expoacre 2023, que alcançou os objetivos propostos, e que além do entretenimento, aqueceu a economia do Estado.
“A equipe Procon/AC esteve presente durante as nove noites, prestando serviços de atendimento, educação para consumo e fiscalização, sendo que a realização desse trabalho conjunto, com o apoio de outros órgãos parceiros, possibilitou a proteção e defesa dos consumidores acreanos, bem como contribuiu para o bom funcionamento do evento”, enfatiza Alana.