Procon e Defensoria Pública promovem treinamento sobre atendimento a público consumidor

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) realizou na última terça-feira, 7, em parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE/AC), no auditório da Organização em Centros de Atendimento (OCA), em Rio Branco, um treinamento para servidores da autarquia que trabalham com atendimento ao público.

Servidores foram capacitados para prestar melhor atendimento às pautas dos consumidores. Foto: Emely Azevedo/Procon

O “Treinamento acerca da atermação no juizado especial com tema consumidor” foi idealizado por ambas as instituições, para fins de aperfeiçoamento do termo da reclamação e etapa de audiência para encaminhamento ao Juizado e DPE/AC. A ação teve como objetivo fortalecer as habilidades profissionais com linguagens técnicas e jurídicas necessárias, considerando o dinamismo da legislação e levando em conta também os entendimentos jurisprudenciais dos tribunais mais recentes sobre o tema, para o devido aprimoramento dos serviços e das questões apresentadas pelos consumidores.

Servidores do Procon/AC de Rio Branco e demais regionais do estado também participaram do evento. Foto: Emely Azevedo/Procon

A ação também se deu de forma híbrida para servidores das demais regionais do Procon/AC e das unidades municipais de Procon de Cruzeiro do Sul e de Sena Madureira.

A atividade teve como facilitador o defensor público e coordenador do Núcleo do Consumidor e Superendividamento da DPE, Rodrigo Chaves, e como mediador o agente fiscal e chefe do Núcleo de Orientação do Procon, Alcinaídes Júnior, e contou com a presença da presidente da autarquia, Alana Albuquerque.

Rodrigo Chaves destacou a relevância da atividade para a melhoria dos serviços prestados à população. “O encontro é uma parceria entre o Procon e a Defensoria Pública para oferecer treinamento aos servidores do instituto, sobre como ajudar os consumidores a resolverem seus problemas diretamente nos juizados especiais cíveis. O objetivo é melhorar os termos e procedimentos usados pelos consumidores ao propor ações nos juizados, visando a uma resolução mais eficiente dos conflitos de consumo”, explicou.

Alana Albuquerque afirmou que a parceria visa propiciar fortalecimento das políticas de Defesa do Consumidor no estado, prezando sempre pelo aperfeiçoamento da prestação de serviços públicos voltados principalmente para o cidadão.
“Assim como o Procon, a Defensoria tem um papel fundamental no exercício da cidadania e na garantia dos direitos ao consumidor, atuando nas situações em que há necessidade de representação jurídica por advogados, por isso acreditamos que esse aprimoramento contribui com o nosso trabalho”, ressaltou.

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