Procon divulga balanço de atividades realizadas durante Expoacre

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) realizou durante todos os dias da Expoacre, em Rio Branco, ações de educação, atendimento, orientação e fiscalização.

Instituto atuou na defesa e proteção dos consumidores participantes da feira Foto: Emely Azevedo/Procon

Durante a feira, o órgão promoveu atividades voltadas à educação para o consumo por meio de jogos interativos para crianças e realizou a distribuição de mais de dois mil materiais educativos a fornecedores e consumidores.

Também foram desenvolvidas ações de fiscalização em comércios, bares, restaurantes e shows durante o evento, com o intuito de verificar, dentre outros fatores, a precificação adequada dos produtos, clareza nas formas de pagamento, presença do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e validade dos alimentos comercializados. Ao todo foram entregues cerca de mais de cem notificações recomendatórias, em estabelecimentos comerciais dentro do parque, e realizados mais de 251 atendimentos, com registro de reclamações pelo Sistema ProConsumidor e pela plataforma Consumidor.gov.br.

Ao todo foram aproximadamente três mil serviços públicos prestados a consumidores com qualidade durante o período da Expoacre, os consumidores puderam fazer registros de reclamações e receber orientação acerca de seus direitos e deveres.

Equipes atuaram constantemente para garantir a harmonização das relações de consumo. Foto: Emely Azevedo/Procon

Com mais de 251 atendimentos realizados no período da Expoacre, os consumidores puderam fazer registros de reclamações e receber orientação acerca de seus direitos e deveres. 

No último dia da feira, a Instituição realizou no auditório do Galpão Institucional, uma solenidade em comemoração aos 34 anos do Código de Defesa do Consumidor com o lançamento do CDC digital via QR Code, tornando a consulta e acesso ao documento ainda mais fácil e rápida.

Adesivo com QR Code que dá acesso ao exemplar do CDC foi distribuído aos comerciantes. Foto: Emely Azevedo/Procon

Durante o evento também foi apresentada a mascote do Procon, a Proconete, nova companheira do mascote atual do Instituto, Proconsu, criados com o objetivo de atrair a atenção do público infanto-juvenil para a importância da educação financeira e do consumo consciente.

Durante a Expoacre foi apresentada a mascote do Procon, a Proconete. Foto: Emely Azevedo/Procon

A presidente do Procon/AC, explica que a participação do órgão na Expoacre é essencial para conscientização, prevenção de problemas nas relações de consumo, além da disponibilização de serviços de atendimento e orientação para o público.

“A presença do Procon na Expoacre foi muito importante para auxiliar na promoção da cidadania por meio da conscientização de jovens, crianças e do público com um todo sobre os direitos e deveres do consumidor, para criação de uma prática de um consumo consciente, algo fundamental para uma sociedade responsável, bem como para harmonização das relações de consumo por meio das atividades de atendimento, orientação e fiscalização”, afirmou.

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