![O consumidor deve ficar atento para não ser lesado nas compras de final de ano (Foto: Ângela Peres/Secom)](http://www.agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2015/12/comercio_23_12_2015_angela_peres-1-580x409.jpg)
Muitos consumidores já estão lotando as lojas para a compra do presente de Natal. A pressa na hora da escolha do produto pode resultar em alguns problemas posteriores. Por isso, o Procon/AC dá algumas orientações para que a compra seja segura.
Confira:
– Na hora de comprar, o consumidor que deseja economizar deve sempre fazer pesquisa de preço e comparar marcas
– Quando for comprar um equipamento eletrônico, é sempre bom pedir para testar o produto e ver as condições da embalagem, para saber se o produto é novo e está em funcionamento
– Se for comprar eletrodoméstico, estabeleça um prazo de entrega, no momento da compra. Solicite que o prazo conste em algum documento, pois, caso não seja cumprido, o consumidor terá provas para fazer uma reclamação
– Em qualquer compra, o consumidor deve exigir a nota fiscal, pois é o documento que poderá ser usado posteriormente para fazer uma reclamação, em caso de algum problema
– Em caso de financiamento ou crediário, além da nota fiscal, o consumidor não pode esquecer de exigir uma cópia do contrato
– Desconfie de preços muito abaixo do comum. Em compras pela internet, o consumidor deve pesquisar se a empresa realmente existe, se o endereço e os telefones são reais e se a loja virtual tem CNPJ
– Qualquer problema, procure o Procon na OCA de Rio Branco, levando RG, CPF, comprovante de endereço e nota fiscal ou ligue para o Dique Denúncia 151