A Associação de Produtores Rurais Nova União, localizada na Linha 10 do Projeto de Assentamento e Desenvolvimento Humaitá, em Porto Acre, foi contemplada com insumos para roçados sustentáveis e beneficiamento de frutas.
A entrega dos equipamentos foi realizada nesta segunda-feira, 24, pelo secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), João Thaumaturgo Neto. Estava presente também o deputado estadual Lourival Marques.
O investimento de mais de R$ 70 mil faz parte do Plano de Desenvolvimento Comunitário (PDC), com recursos provenientes do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado do Acre (Proacre).
O programa é destinado ao fortalecimento das cadeias produtivas e oferece condições para a melhoria das condições de trabalho para o produtor rural.
O presidente da associação, Bento Valle Noronha, explicou que os equipamentos serão utilizados por 33 famílias da região que optaram por insumos voltados para o plantio de roçados sustentáveis e produção de polpa de frutas. Noronha disse que a comunidade ganhou ânimo novo com a chegada do Proacre.
“Os PDCs têm importante reflexo na qualidade de vida dos produtores rurais por auxiliar as famílias no incremento da produção e demais atividades relacionadas à segurança alimentar e produção sustentável”, explicou Thaumaturgo.
Já o deputado Lourival Marques agradeceu pelo convite para acompanhar a entrega de mais um PDC e lembrou que o governo de Tião Viana tem dado todo o apoio para que o produtor tenha alternativas contra o uso do fogo e tenha mais qualidade de vida.
Proacre
A Seaprof executa dentro do Proacre três subcomponentes: Fomento à Comercialização da Produção Sustentável (Per capita da Produção), Plano de Gestão Territorial e Ambiental Indígena (PGTI) e Plano de Desenvolvimento Comunitário (PDC). O público alvo do Proacre são produtores familiares e indígenas que atuam por meio de suas entidades representativas em regiões remotas do Estado.