Sinjac é responsável pela maior premiação jornalística da região Norte
Criado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac) há mais de uma década para estimular o desenvolvimento da imprensa acreana, o prêmio José Chalub Leite chega a sua 12ª edição consolidado e trazendo novidades para edição 2011.
“Este ano estamos incluindo, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito [Detran], uma premiação para matérias relacionadas ao trânsito. Serão premiadas matérias de jornal impresso, jornal on-line, TV e rádio”, adiantou Marcos Vicentti, presidente do Sinjac.
O prêmio chegará ao valor total de R$ 50 mil que serão divididos entre as categorias, de telejornalismo, jornalismo impresso, web jornalismo, fotojornalismo, charge, rádio jornalismo e premiação aos acadêmicos de Comunicação Social.
“Continuamos também com a categoria Fieac [Federação das Indústrias do Acre] que premia matérias de relativas ao apoio a indústria”, ressaltou Marcos Vicentti.
Além disso, o Sinjac está tentando firmar uma parceria para seja incluída a premiação para a categoria meio ambiente. “Nós estamos na busca por parceiros para o prêmio. O de meio ambiente é regional, onde vamos agregar os Estados da região Norte numa preparação para o Congresso Nacional de Jornalismo que acontece no Acre, ano que vem”, afirmou.
Os interessados em participar da premiação podem se dirigir a sede do Sinjac localizada na rua Taumaturgo de Azevedo, n° 99, Bairro Ipase. Telefone: 3223-7418.
O anuncio dos premiados no Chalub Leite 2011 acontece no dia 8 de dezembro no Afa Jardim. No mesmo local deverá acontecer a festa de confraternização dos jornalistas participantes.
Parcerias que fortalecem o Chalub Leite
Para chegar a sua 12ª edição, o prêmio do Sinjac concedido aos jornalistas que atuam na imprensa acreana precisou do apoio de parceiros importantes. Entre eles estão o Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Detran, Caixa Econômica Federal, Fieac e Sindicol.
O secretário de comunicação do Acre, Leonildo Rosas, ressaltou que o prêmio resgata o bom jornalismo e que os diretores de empresas que atuam na área jornalística devem valorizar a premiação, principalmente por ser a maior do Norte do país.
“É importante contar histórias de pessoas e do Acre e o prêmio destaca isso. Também é importante essa preocupação com os jornalistas que estão nas universidades”, declarou o secretário.
A diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, contou que o departamento decidiu apoiar o Chalub Leite por reconhecer na imprensa e nos jornalistas grandes parceiros para mudar a realidade de um povo. “É com o apoio dos jornalistas que os cidadãos vão mudar seus pontos de vista”, concluiu a diretora-geral.
Carlos Sasai, presidente da Federação das Indústrias que é parceira desde a primeira edição do prêmio, observou que o prêmio é um aliado na divulgação das ações das indústrias do Estado.
Na opinião do superintende estadual da Caixa, Aurélio Cruz o Chalub Leite elevou a qualidade do jornalismo exercido no Acre. “Esse prêmio é um excelente instrumento para mostrar os trabalhos realizados pelos jornalistas do Estado em âmbito nacional e internacional”, declarou Cruz.
Galeria de Fotos