Escolas da zona rural de Cruzeiro do Sul recebem netbooks

Com o ato no Vale do Juruá, está encerrada a distribuição de nove milequipamentos em todo o Estado

 netbooks011011.jpg
 

netbooks_na_escola_manoel_braz_de_melo_011011.jpg

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), concluiu neste fim de semana, em Cruzeiro do Sul, a entrega de netbooks a alunos e professores do terceiro ano do ensino médio da rede pública (Foto: Flaviano Schneider)

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), concluiu neste fim de semana, em Cruzeiro do Sul, a entrega de netbooks a alunos e professores do terceiro ano do ensino médio da rede pública. Foram os últimos 160, de um total de nove mil netbooks entregues em todo o Estado.

Na última entrega foram beneficiadas as escolas da zona rural Juarez Ibernon, no Projeto Santa Luzia (35 netbooks para alunos e oito para professores), Marcílio Nunes Ribeiro, na Vila Santa Rosa (34 para alunos e oito para professores) e Manoel Braz de Melo, na Vila Assis Brasil (63 para alunos e dez para professores). A distribuição dos netbooks é ação desenvolvida pelo programa Ensinomédio.ac, cujo objetivo é reduzir a desigualdade social através da inclusão digital.

A entrega teve a participação do coordenador de Educação em Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, da diretora de Gestão Institucional da SEE, Rita Paro, e da professora Najla Cristina Bezerra, representando o Núcleo de Tecnologia (NTE), órgão que vai prestar assessoria técnica aos alunos que receberam netbooks.

Expectativa para receber os netbooks

Na Escola Manoel Braz de Melo, o auditório lotou de estudantes e parentes para a chegada dos netbooks. Segundo o diretor Alcides da Silva Rebouças, os alunos estavam ansiosos para receber o equipamento. "Certamente os netbooks e os programas educacionais incluídos nele vão ajudar bastante na formação acadêmica desses alunos, inclusive em seu preparo para o Enem", disse.

Ele acrescentou que na escola a expectativa é grande em relação ao Enem, até porque agora ele classifica para a universidade e está dando aulas de reforço no contraturno.

Rita Paro considerou que o encerramento da distribuição se deu "com chave de ouro", ante a empolgação e a quantidade de gente presente na escola da Vila Assis Brasil. "A educação é prioridade do nosso governo, tratando com igualdade as escolas, sejam da zona rural ou da zona urbana. Há dez anos éramos os últimos colocados e hoje estamos entre os dez melhores do país. Além disso, mais de 96% dos nossos professores são formados", afirmou.

Sintetizando o pensamento dos alunos, a estudante Valéria Maciel declarou: "Claro que temos biblioteca, mas os netbooks vão ajudar os nossos conhecimentos e vão ser uma fonte para nos darmos bem no Enem. Temos aulas de reforço nas matérias em que temos mais dificuldades e, apesar da pressão que temos em cima de nós no terceiro ano, esperamos representar bem a escola, e os netbooks com certeza ajudarão", disse.

Para receber o equipamento, o aluno precisa estar devidamente matriculado no terceiro ano do ensino médio e ter frequência regular na escola. Os netbooks possuem softwares voltados para a área educacional e mais de 2.500 obras literárias de domínio público, além de 508 vídeos da TV Escola, que abrangem todas as áreas de conhecimento. O conteúdo do netbook ainda permite ao aluno acesso a tarefas que simulam experimentos de matemática, física, química, biologia, história e geografia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter