Primeiros transplantes de rim do ano são realizados no HC

Em 2017, já foram realizados cinco transplantes de órgãos no estado (Foto: Arquivo Secom)

Os primeiros transplantes de rim do ano foram realizados na madrugada desta terça-feira, 14, no Hospital das Clínicas do Acre (HC). De um mesmo doador, um rapaz de 21 anos morto no domingo, 12, foram retirados os dois órgãos que beneficiaram dois dos 21 pacientes da fila de espera estadual, um homem de 55 anos e uma mulher de 45, que faziam tratamento de hemodiálise já há alguns anos.

A Central Estadual de Transplantes fez o primeiro contato com a família, que consentiu com a doação. A retirada dos rins foi feita na tarde da segunda-feira, 13.

Este ano já foram realizados cinco transplantes no Acre: um de córnea, dois de fígado e dois de rins.

“Continuamos otimistas e trabalhando para reverter a posição da região Norte em relação à recusa de parentes em ceder os órgãos dos entes falecidos. É um trabalho árduo de conscientização, mas esperamos conseguir realizar muito mais transplantes ainda esse ano”, disse a coordenadora da Central de Transplantes do HC, Regiane Ferrari.

Desde que foi criada, há 10 anos, a Central de Transplantes do Acre já viabilizou mais de 280 transplantes de córneas, rim e fígado no Acre. Além disso, cerca de 350 pacientes receberam órgãos transplantados em outros estados via Tratamento Fora de Domicílio (TFD) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter