Primeiros leitos do Hospital Dermatológico em Cruzeiro do Sul devem ser abertos na próxima semana

Unidade será referência na região do Juruá para atendimento de pacientes com Covid-19; Cruzeiro do Sul registra dois casos da doença

Os olhares atentos do governador Gladson Cameli e da secretária-adjunta de Assistência à Saúde do Estado, Paula Mariano, estão voltados para os leitos e outros equipamentos que chegaram a Cruzeiro do Sul na manhã desta sexta-feira, 17. Faltando apenas alguns ajustes, o Hospital de Dermatologia Sanitária, conhecido pela população como Hospital Dermatológico e que será a unidade referência para o atendimento de pacientes com Covid-19, deve abrir os primeiros leitos já na próxima semana.

Governador, Gladson Cameli e secretária adjunta de Assistência à Saúde, Paula Mariano, recebendo leitos para a unidade. Foto: Cedida

Ainda durante a manhã, o governador Gladson Cameli, os secretários da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), junto com diretores da unidade, estiveram na unidade realizando reuniões com profissionais da Saúde da região e vistoriando o local de instalação dos leitos e equipamentos. Também estiveram na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Regional do Juruá (HRJ).

Os casos graves da doença, de acordo com a secretária-adjunta de Assistência à Saúde da Sesacre, Paula Mariano, serão encaminhados para o Hospital Regional do Juruá, que dispõe de uma estrutura com Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

“Chegamos hoje pela manhã e visitamos o Hospital Dermatológico, vendo a estrutura do local. Estamos em visita também à Unidade de Pronto Atendimento da região e ao Hospital do Juruá que também são referências para os pacientes de moderado à grave”, explicou a secretária.

As visitas às unidades garantem o bom funcionamento e a qualidade na execução dos protocolos e atendimento. Na linha de frente da logística de enfrentamento ao coronavírus, a Sesacre recebe o apoio de outras secretarias. “É uma força tarefa solicitada pelo governador Gladson Cameli, para que nosso combate à Covid-19 seja mais eficaz”, salientou Paula Mariano.

A regional do Juruá atende cerca de 7 municípios Foto: Cedida

A preocupação é que a região do Juruá tenha o suporte necessário para a população. Assim, o governador Gladson Cameli quer agilidade na instalação dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva no Hospital do Juruá e na conclusão das obras de adaptação do Hospital Dermatológico.

“Vim pessoalmente porque precisamos agilizar essas ações. Essa doença já chegou aqui e não podemos perder tempo, explicou o governador.

A unidade contará com 36 leitos que chegaram na manhã desta sexta-feira, 17 Foto: Cedida

Cruzeiro do Sul registrou dois casos da doença, entretanto, os pacientes seguem sendo monitorados em casa, sem a necessidade de internação. A unidade de referência contará com uma estrutura de 36 leitos para pacientes com a Covid-19.

“A obra já está praticamente concluída, já chegou todos os equipamentos de Rio Branco. Estamos providenciando a instalação de ares-condicionados e, pela estrutura que já temos, em dois dias devemos estar abrindo os primeiros leitos”, destacou o secretário da Seinfra, ítalo Medeiros.

Outras medidas para o Juruá

As visitas, segundo Ítalo Medeiros, estão sendo realizadas em três etapas: “Aqui no Juruá, nós estamos trabalhando em três etapas em que a primeira é o atendimento no Hospital do Juruá, a segunda é o atendimento no Hospital Dermatológico e a terceira é a construção do Hospital de Campanha”, pontuou o secretário.

O acompanhamento no Hospital Dermatológico é segunda etapa de visitas ao Juruá Foto: Cedida

O estudo para a construção do Hospital de Campanha está realizado priorizando a procura por um local que já tenha uma estrutura, explica Medeiros. “Já estamos em contato com empresas para adquirirmos as tendas. Estamos realizando uma pesquisa de logística, pois o que a gente busca é por locais em que já existam uma estrutura com esgoto e disponibilidade de água”, salientou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter