Primeiro emprego: um sonho em comum entre alunos do IDM

Matheus almeja conseguir atuar na área de telemarketing (Foto: Edna Medeiros)
Matheus almeja conseguir atuar na área de telemarketing (Foto: Edna Medeiros)

“Antes nem falar em público eu conseguia, mas o curso me preparou até pra saber me expressar”, disse Matheus Borges, um dos alunos formados pelo Instituto Dom Moacyr (IDM), no Curso de Operador de Telemarketing. Assim como ele, milhares de jovens foram beneficiados com a formação e compartilham do mesmo sonho de conquistar o primeiro emprego.

Segundo Matheus, a capacitação técnica e profissional é essencial por abranger aspectos relacionados à ética e ao comportamento, fatores determinantes no momento em que os jovens precisam ser inseridos no mercado de trabalho. Depois de concluir o curso, ele frisa que o melhor aliado de quem almeja ter sucesso na vida é a persistência.

Alunos durante reta final de curso (Foto:  Edna Medeiros)
Alunos durante reta final de curso (Foto: Edna Medeiros)

“Durante o curso muitas pessoas foram atingidas pela alagação e mesmo assim não desistiram, acho que a persistência é o que faz a diferença em tudo na vida. Se o curso é algo que o governo está oferecendo sem custo nenhum pros alunos, a gente tem mais é que agarrar a oportunidade, porque é isso que pode abrir as portas de emprego”, diz.

Ingrid Santiago, de 18 anos, concorda: “Todo mundo precisa se esforçar no que faz porque o que vem da forma mais difícil é o que a gente dá mais valor. Chegamos até o fim do curso porque sabemos que vamos ter mais chances de entrarmos no mercado”.

Ao todo, já foram ofertadas pelo governo 69 turmas do curso, que tem carga de 160 horas, com aulas de marketing pessoal, marketing de relacionamento e informática para call center. De acordo com a coordenadora de Gestão do Centro de Educação Profissional Campos Pereira, Caren Padilla, o maior foco da formação é que as pessoas tenham mudança de comportamentos.

“Não é que uma pessoa que é tímida vá deixar de ser tímida por completo, mas o curso vai ajudá-la a superar a própria timidez pra encarar o mercado de trabalho ou mesmo uma entrevista de emprego. O estado precisa de pessoas qualificadas na área de atendimento e lidar com pessoas requer muito cuidado, por isso, o curso trabalha muito a ética, o comportamento e a criatividade”, explica.

Políticas de Juventude com foco na geração de emprego e renda

Buscando oportunidades de mercado que favoreçam principalmente os jovens que se encontram em condições de vulnerabilidade social, o governo tem investido em qualificação técnica e profissional e em programas que fomentam o empreendedorismo. Por meio da Secretaria de Pequenos Negócios, em parceria com a Assessoria Especial da Juventude (Assejuv), o estado vai lançar este ano uma linha de pequenos negócios voltada para os jovens, com foco na primeira experiência de emprego.

“O governo quer posicionar o jovem como protagonista, sob a propositiva de abertura de novas janelas de trabalho, fortalecendo e aprimorando a oferta de cursos de educação profissional”, destaca o assessor da Juventude, Weverton Matias.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter