Helena Sousa: Helena Sousa vai sair do fundo do quintal da sua mãe para uma casa moderna na Cidade do Povo (Foto: Sérgio Vale? Secom)
Garantir um futuro digno para seus filhos, esse é o sonho da dona de casa Helena de Souza (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Poucas horas separam os futuros moradores do maior programa habitacional do Acre, o bairro Cidade do Povo, de suas novas moradias. Na próxima quinta-feira, 22, mais de 390 famílias receberão a chave da casa própria.

As famílias contempladas nesta primeira etapa são as que vivem em áreas de risco ou alagadiças, como o aposentado Raimundo Rodrigues, morador do bairro Preventório, que não esconde a emoção de finalmente ter um lugar seguro e confortável para morar. “Aqui tudo é muito difícil, desde o meu deslocamento até a falta de segurança e tranquilidade. Espero que na casa nova eu possa viver em paz e descansar, esperei a vida toda por este momento”, relata emocionado.

“A casa na Cidade do Povo vai marcar o início de uma nova história na minha vida.”

Jéssica Sousa

No novo bairro da capital, além de total infraestrutura, como distribuição de energia elétrica, vias pavimentadas, drenagem e instalações de rede de água e esgoto, os serviços essenciais também estarão disponíveis no local.

"Espero que na casa nova eu possa viver em paz e descansar, esperei a vida toda por este momento”, diz Raimundo
“Espero que na casa nova eu possa viver em paz e descansar, esperei a vida toda por este momento”, diz Raimundo (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Assim como o aposentado, sua vizinha Helena de Souza também espera o momento de arrumar as coisas e fazer a mudança para o novo lar. Mãe de três filhos pequenos, ela sonha com um futuro mais digno para os seus herdeiros. “Eles nasceram neste lugar e nunca souberam o que é viver numa rua com asfalto, com água tratada e esgoto, agora vão crescer num lugar abençoado. A casa será a herança deles, não sei como agradecer ao governo por esse presente”, disse a dona de casa.

No bairro Triângulo Novo, a expectativa também é grande. Jéssica Sousa tem 19 anos, é casada e mora em um cômodo nos fundos do quintal da sua mãe. Ela, que todo ano assiste à sua casa sendo tomada pelas águas, não vê a hora de conhecer o local onde irá recomeçar uma nova história. “Vai ser uma mudança geral na nossa vida, aqui não conseguia fazer planos, comprar móveis porque sempre se perde tudo na cheia do rio, a casa na Cidade do Povo vai marcar o início de uma nova história na minha vida”.

No dia 22 está prevista a entrega dos seguintes equipamentos públicos: uma praça de esporte, uma unidade de saúde provisória, uma escola de ensino infantil, fundamental e médio. Também haverá boxes das polícias Civil e Militar e dos bombeiros, e uma galeria com boxes para comércio dos produtos de primeira necessidade.

Galeria de imagens