O ensino infantil tem na sua primeira semana de aulas a fase de adaptação. Os alunos conhecem a nova rotina e colegas.
As expectativas das crianças são direcionadas com a sabedoria e o carinho das professoras. A intervenção pedagógica é determinante para a construção da autonomia delas.
Na Escola Estadual Ruy Azevedo, localizada na zona rural de Rio Branco, a professora Iria Fernandes conta que em sua sala as crianças chegaram agitadas para se comunicar.
“O primeiro ano marca a entrada desse grupo na vida estudantil. Então, tudo é novidade. Ensinamos algumas canções, fizemos brincadeiras e cineminha”, ressalta.
Em todas as turmas os alunos estavam com crachás – a identificação é o primeiro passo para o diálogo, assim como o reconhecimento do ambiente escolar demandou para as séries com idade mais avançada o estabelecimento das regras de convivência.
A diretora Elisângela Mendonça reforça que está previsto no planejamento escolar o capricho no acolhimento: “Fazemos isso para eles irem para casa com a sensação de que gostam da escola. As atitudes que combatem a evasão escolar começam desde os primeiros dias do ano letivo.”