Primeira Infância Acreana capacita profissionais para visita domiciliar

“A atenção primária de saúde é capaz de prevenir doenças, principalmente as de alta complexidade”, destacou Nazareth (Foto: Val Fernandes/Secom)
“A atenção primária de saúde é capaz de prevenir doenças, principalmente as de alta complexidade”, destacou Nazareth (Foto: Val Fernandes/Secom)

Durante três dias, profissionais de saúde, educação e assistência social serão capacitados para realizar a visita domiciliar, atividade integrante do programa Primeira Infância Acreana (PIA). A oficina foi iniciada nesta segunda-feira, 28, no auditório da sede da Justiça Federal em Rio Branco.

A vice-governadora do Estado, Nazareth Araújo, participou da abertura da oficina. “Eu acredito e apoio o trabalho da atenção primária de saúde. Esse serviço é capaz de prevenir doenças, principalmente aquelas de alta complexidade”, ressaltou a vice-governadora, ao destacar a importância do empenho das prefeituras no fortalecimento dos serviços primários de saúde.

O PIA foi lançado em Rio Branco em junho deste ano. Desde então, profissionais do Estado e da prefeitura da capital são capacitados para executar as atividades do programa.

O PIA pretende organizar as redes de serviços que envolvem gestantes, crianças de zero a seis anos e suas famílias, para atender suas necessidades, compreendendo seu processo de desenvolvimento e protegendo-as de todas as formas de violência e negligência.

Profissionais de saúde, educação e assistência social participam de oficina durante três dias (Foto: Val Fernandes/Secom)
Profissionais de saúde, educação e assistência social participam de oficina durante três dias (Foto: Val Fernandes/Secom)

Susie Lamas, que participa do Comitê Estadual do PIA pela Vice-Governadoria, explicou que o programa se sustenta nos pressupostos teóricos de estudiosos da primeira infância e em avanços da neurociência. “Os estudos indicam a importância do papel desempenhado pela mãe, pai e cuidadores como fundamental para reduzir a mortalidade infantil e a desnutrição e promover o cuidado, entre outros ganhos”, destacou.

Iniciado primeiramente em Rio Branco, o objetivo é estender o PIA a todos os municípios do Estado. “Esse programa deve contribuir para a construção de um estado onde as crianças possam se desenvolver com mais qualidade, equilíbrio e inclusão social”, disse o secretário-adjunto de Estado de Atenção à Saúde, Raicri Barros.

O PIA é executado pelo governo do Estado, Prefeitura de Rio Branco, Universidade Federal do Acre (Ufac), Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, United Way Brasil e Fundação Bernard Van Leer. “A primeira infância é o tempo de investir nas crianças de forma integral, visando a redução da mortalidade infantil. E eu vejo isso ocorrendo no Acre”, disse a representante do Ministério da Saúde Gilvanir Pereira.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter