Primeira Feira Agroecológica das Mulheres do Campo é realiza em Bujari

A feira conta com o apoio do governo do Estado (Foto: Maria Meirelles)
A feira conta com o apoio do governo do Estado (Foto: Maria Meirelles)

O Movimento de Mulheres Camponesas do Bujari (MMC) realiza nesta quinta e sexta-feira, 18 e 19, a primeira Feira Agroecológica das Mulheres do Campo.

O evento, promovido na Rua José Pereira Gurgel, ao lado da Câmara de Vereadores, das 6 às 18 horas, conta com o apoio da prefeitura local e da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres).

A feira surgiu da necessidade de se criar um espaço específico para a comercialização dos produtos, sem agrotóxicos e artesanais, produzidos pelas ativistas. A ideia busca promover a autonomia econômica das mulheres, além de fomentar a economia local da cidade.

Para o prefeito Tonheiro Ramos, a feira atua de maneira oportuna na geração de renda das mulheres. “Com o apoio da prefeitura e governo do Estado, as camponesas do Bujari, que já estavam organizadas em grupos, receberam o incentivo necessário para geração de renda, por meio da comercialização dos produtos”, disse.

Segundo a artesã Josefa Maria Martins, os produtos expostos na feira geram qualidade de vida. “Todas as hortaliças, verduras e demais produtos comercializados são orgânicos, foram plantados e cultivados por nós. Sem dúvida, os consumidores estarão comprando, a preço justo, maior qualidade de vida”, destacou.

“O MMC está de parabéns pela iniciativa da feira, e o governo do Estado sempre apoiará atividades como essa, que buscam a sustentabilidade econômica, qualidade de vida e cidadania das mulheres do campo”, afirmou a titular da SEPMulheres, Concita Maia.